Sábado, 22 Junho 2019 14:00

Escola do Passarão promove concurso de desenho para escolha de bandeira Destaque

Escrito por MÁGIDA AZULAY KHATAB
A premiação do concurso foi realizada no último dia 18 de junho na própria escola A premiação do concurso foi realizada no último dia 18 de junho na própria escola Ascom/Seed

Criatividade, originalidade e muita pesquisa. Esses foram os principais elementos que os estudantes da Escola Estadual Nilo José de Melo, localizada na Vila Passarão (zona rural de Boa Vista), tiveram que exercitar durante o concurso para a escolha da bandeira da instituição de ensino. A aluna Talissa Wilson, do 6° ano do Ensino Fundamental, foi a vencedora do certame.

O concurso integra o Projeto Cívico da escola, que foi desenvolvido durante um ano dentro da disciplina de História e é coordenado pela professora Jussara Cristina de Souza. O projeto também prevê, além da bandeira, a criação do brasão e do hino da escola.

Todos os estudantes matriculados na unidade de ensino puderam participar do concurso. Eles tiveram de obedecer a alguns critérios estabelecidos e deixar a imaginação fluir.

Entre os critérios, estavam a criação de um símbolo que representasse a escola, a utilização de três cores predominantes e duas cores para detalhes, a criação de uma legenda explicativa sobre o desenho e o estudo da história da escola.

No total, foram produzidos 40 trabalhos. A seleção foi feita mediante votação de comissões formadas por membros da equipe gestora, professores e alunos. Foram selecionados cinco trabalhos finalistas, que ficaram expostos no mural da escola. A escolha final foi por meio de votação, com a participação de toda a comunidade escolar.

“Toda a comunidade escolar participou da ação. Dentro do projeto, foram trabalhados os símbolos nacionais, estaduais e municipais. Nesta etapa do projeto, escolhemos a bandeira da escola. No próximo semestre, nos dedicaremos à escolha do brasão e, no semestre seguinte, à escolha do hino da escola”, explicou Luiz Alvino de Souza Neto, gestor da unidade de ensino.

A Escola Estadual Nilo José de Melo atende, segundo o Censo Escolar, 128 alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os alunos finalistas do concurso foram premiados com medalhas de Honra ao Mérito Educacional. O primeiro lugar recebeu como premiação medalha, troféu e um kit de estética.

DESENHO VENCEDOR - No desenho que venceu o concurso, o azul representa as águas do rio Uraricoera, de grande importância principalmente para localidade, com a pesca (alimentação e comércio), via de transporte e lazer. O cacho de banana representa a importância da sua produção, gerando emprego.

A ave, conhecida na região como passarão, dá o nome à localidade onde a escola está inserida. A estrela na cor amarela representa o sol, de grande importância para a vida no planeta e representa também o patrono, Nilo José de Melo, que contribuiu para o início da educação no local.

Os objetos escolares: lápis, régua, borracha e caneta representam a importância da educação na vida das pessoas e do mundo. As folhas verdes representam a natureza ainda abundante na região do interior.