Quinta, 13 Junho 2019 14:14

Colégio Militarizado Pedro Elias realiza entrega de mais de 100 alamares e boinas Destaque

Escrito por MARÍLIA MESQUITA
A entrega das honrarias ocorre neste sábado, 15, a partir das 9h, na quadra de esportes da escola A entrega das honrarias ocorre neste sábado, 15, a partir das 9h, na quadra de esportes da escola Ascom/Seed

Dando início às solenidades de entrega de alamar e boinas do 1° bimestre das escolas militarizadas, o Colégio Estadual Militarizado (CEM IX) Pedro Elias Albuquerque Pereira, localizado no bairro Jóquei Clube, realizará a entrega das honrarias neste sábado, dia 15, a partir das 9h, na quadra de esportes da instituição.

Serão agraciados com o alamar 141 alunos e 177 com a boina grená. Os agraciados com o alamar recebem os cordões entrelaçados, peça utilizada no uniforme social que representa o êxito e a aprendizagem escolar.

“Para receber o alamar é necessário que o aluno tenha média geral igual ou superior a oito e esteja com comportamento bom”, explicou a gestora pedagógica da unidade de ensino, Lívia Gomes.

A cada encerramento de bimestre, o número de alamar vem crescendo. Para se ter uma ideia, no último bimestre de 2018 apenas 86 alunos foram agraciados. “Nós ficamos felizes que os alunos tenham o espirito de participação e estejam motivados a conquistar o alamar”, disse Lívia.

Desde que foi militarizada em fevereiro de 2018, o CEM IX Pedro Elias Albuquerque Pereira já realizou a entrega de 376 alamares, 240 boinas e 67 alunos foram promovidos a tenente, major, capitão, 1° tenente, 2° tenente, aspirante, subtenente, 1° sargento, 2° sargento, 3° sargento e cabo aluno.

“O alamar é uma forma de o aluno exercer a meritocracia, ou seja, ele por méritos próprios é agraciado com o cordão. Além disso, essa é uma forma de incentivar, motivar e valorizar os estudantes por todo o esforço e dedicação aos estudos e bom comportamento”, enfatizou a gestora.

A escola está localizada na Rua Ametista, Conjunto C Servidor, n° 631, bairro Jóquei Clube, em Boa Vista. Atualmente atende 634 alunos no Ensino Fundamental.

BOINA GRENÁ – A entrega da boina é realizada após o início das aulas, no término do período de adaptação, simbolizando a integração completa do estudante ao Colégio Militar e que os diferencia dos alunos das demais escolas, fundamentados em valores cívicos e de sadia convivência, sob inspiração militar. A boina significa união, respeito, camaradagem e civismo.