Sexta, 14 Agosto 2020 22:19

MAIS SAÚDE | Parceria permite reforço da vacinação de moradores da Serra Grande Destaque

Escrito por LAÍS MUNIZ
(0 votos)
Foram ofertadas todas as 20 vacinas que integram o calendário básico de imunização. Foram ofertadas todas as 20 vacinas que integram o calendário básico de imunização. Ascom Sesau

Quando o assunto é qualidade de vida, não é novidade que a prevenção é o melhor remédio. Pensando nisso o Governo de Roraima por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) tem reforçado o trabalho de apoio na atualização integral das cadernetas de vacina da população. Nesta sexta-feira,14, as atividades foram realizadas na região da Serra Grande, no município do Cantá. Foram ofertadas todas as 20 vacinas que integram o calendário básico de imunização.

O trabalho de cooperação com o município faz parte da programação de atividades do Núcleo Estadual do PNI (Programa Nacional de Imunização).

De acordo com Alice Dantas Medeiros, gerente estadual do NEPNI, a ação é desenvolvida em parceria com as coordenações municipais.

“Essa ação teve como foco prestar a assistência às crianças e também aos adultos e assim garantir que sejam fortalecidas as ações e imunização e a melhoria da cobertura vacinal do município. Tais ações ampliam o acesso ao serviço de vacinação, um trabalho muito relevante principalmente nesse cenário de pandemia”, esclareceu Alice.

Durante a ação a equipe do Núcleo fez também a orientação aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde sobre como deve ser feito o registro de vacinas aplicadas e como deve ser o cadastro individual. As  orientações  foram repassadas pela apoiadora de integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, do MS (Ministério da Saúde), para o cadastro do E-SUS AB da população, Nailde de Paula Silva, que tem auxiliado as equipes municipais nos cadastros individuais do Sistema.

“Esse contato mais próximo com as equipes que realizam o trabalho na ponta é fundamental para melhorar o trabalho realizado nos municípios, por isso fazemos questão de prestar esse auxílio”, complementou Alice.