Sábado, 04 Mai 2019 15:49

Campanha Maio Amarelo segue com atividades até o dia 24

Escrito por Jorge Martins
Ações serão desenvolvidas nas vias públicas, em escolas, em universidades, e em instituições públicas e privadas Ações serão desenvolvidas nas vias públicas, em escolas, em universidades, e em instituições públicas e privadas Neto Figueredo

Com o tema “No Trânsito o Sentido é a Vida”, a Campanha Maio Amarelo 2019, em Roraima, segue com atividades até o dia 24 de maio. Neste fim de semana, haverá Blitz Educativa, às 17 horas deste sábado, 4, na Praça do Centro Cívico; e a I Corrida Detran-RR, com largada às 7h30 desse domingo, 5, em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito.

O tema deste ano propõe estimular condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro. “A imprudência e a falta de atenção são as principais causas de acidentes no perímetro urbano. Os condutores não só falam ao celular como também teclam. Essa prática tem sido frequente entre condutores de automóveis e também entre os motociclistas”, destacou o diretor-presidente do Detran-RR, Igo Brasil.

Dados dos Comandos de Policiamento da Capital e do Interior, da PMRR (Polícia Militar de Roraima), mostram que foram registrados 3.800 acidentes de trânsito em 2017. Em 2018, houve uma redução de 27,6%,com um total de 2.752. Este ano, no mês de janeiro, também teve uma redução de 38,9%, comparado a janeiro de 2018.

No ano passado, os veículos que mais se envolveram em acidentes foram os automóveis, com 3.244; motocicletas, com 1.905; e caminhonetes, com 960. Em todo o ano de 2018, houve 136 mortes em acidentes de trânsito em Roraima. Comparando o primeiro mês do ano passado e deste ano, houve redução de 9,5% do número de acidentes fatais.

Assim como no ano passado, o MPRR (Ministério Público Estadual), por meio da Promotoria de Saúde, assumiu o compromisso de integrar os órgãos de trânsito e coordenar as ações que serão desenvolvidas durante a campanha. A ação conta, este ano, com a parceria da Polícia Militar, Smtran (Superintendência Municipal de Trânsito), Guarda Civil Municipal e PRF (Polícia Rodoviária Federal), além das secretarias estaduais de Saúde e Educação, instituições de ensino superior, públicas e particulares, e empresas privadas.

A Campanha Maio Amarelo consiste em blitze educativas, palestras, rodas de conversas e até corridas esportivas, com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre a atitude de prudência no trânsito, para garantir segurança e evitar acidentes.

Conforme a programação, que está sujeita a mudanças, as ações prosseguem até o dia 24 de maio.

CONFIRA DATAS, ATIVIDADES E LOCAIS:

Segunda-feira, 6/5

Às 9h, palestra na Escola Ayrton Senna

Terça-feira, 7/5

Às 8h30 e às 14h30, palestra e teatro – na Escola Martinha Thury

Quinta-feira, 9/5

Às 16h, palestra - na Escola de Aplicação
Às 18h blitz educativa – na Escola de Aplicação

Sexta-feira, 10/5

Às 15h, palestra - na Escola Severino Cavalcante
Às 18h, blitz educativa - na Escola Severino Cavalcante

Segunda-feira, 20/5