Terça, 08 Outubro 2019 21:27

BNCC | Escolas da capital passam por implementação do Documento Curricular de Roraima Destaque

Escrito por MÁGIDA AZULAY KHATAB
Para facilitar e organizar a implementação do DCRR em Boa Vista, as escolas foram agrupadas em polos Para facilitar e organizar a implementação do DCRR em Boa Vista, as escolas foram agrupadas em polos Ascom/Seed

Nesta segunda-feira, 07, foi realizada em Boa Vista mais uma etapa de implementação da primeira fase do DCRR (Documento Curricular de Roraima). A atividade ocorreu na Escola Camilo Dias, com a participação de 80 professores das escolas Buriti, Girassol e Carlos Drummond de Andrade, todas unidades do Polo IV.

A atividade é realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). Como forma de facilitar e organizar as ações de implementação do DCRR na capital, as 56 escolas foram agrupadas em 12 polos.

No evento, os profissionais da educação têm a oportunidade de conhecer a estrutura do DCRR, saber a sua importância e esclarecer as principais dúvidas. Depois são realizadas oficinas sobre várias temáticas relacionadas ao DCRR.

“Em um segundo encontro, ocorrerão as oficinas para aprofundamento sobre metodologias ativas, reelaboração de projetos pedagógicos e construção de currículos, entre outros temas relacionados ao DCRR”, explicou Stela Damas, diretora do Ceforr.

Ela esclareceu ainda que este momento é para a apresentação do DCRR especificamente aos professores. “Já realizamos anteriormente um trabalho de apresentação do documento para os demais profissionais da educação, como gestores escolares, secretários de escolas e técnicos da secretaria”, disse Stela.

Na noite desta terça-feira, 08, a implementação será realizada no Polo V, no Colégio Estadual Militar Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges, com a participação dos docentes das escolas Diva Alves de Lima, Costa e Silva e Gonçalves Dias.

ENTENDA O DCRR - O DCRR (Documento Curricular de Roraima) é um instrumento que direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

Primeiramente foi elaborado o DCRR para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O documento já foi devidamente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Roraima e agora está na fase de implementação. O documento para o Ensino Médio está sendo construído neste ano.

Todo o trabalho de elaboração do DCRR foi feito mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contou com a participação ativa dos professores como redatores.