Quinta, 26 Setembro 2019 20:12

Conselho da Pessoa com Deficiência e Governo do Estado promovem seminário sobre educação inclusiva Destaque

Escrito por ASCOM /SETRABES
(0 votos)
O ciclo de palestras teve início nesta quinta-feira, 26, no auditório da Setrabes, e encerra-se amanhã, dia 27 O ciclo de palestras teve início nesta quinta-feira, 26, no auditório da Setrabes, e encerra-se amanhã, dia 27 Secom/RR

O Coede-RR (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência), em parceria com o Governo do Estado por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), iniciaram as discussões sobre o tema “Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva dos Surdos”.

A abertura da programação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da Setrabes, e contou com a presença do governador Antonio Denarium, acompanhado da primeira-dama Simone Denarium (madrinha das ações sociais), Tânia Soares (titular da Setrabes), Haroldo Campos (presidente do Iper-RR), representantes de outras pastas, Jean Martins (presidente do Coede-RR), vereador Linoberg Almeida, usuários da Rede Cidadania Atenção Especial, imprensa, familiares e público em geral.

A finalidade do ciclo de palestras é debater hoje e nesta sexta-feira, 27, com os gestores e sociedade a importância do atendimento educacional especializado ofertado nas instituições do Estado e trabalhar o planejamento dos desafios da oferta da educação inclusiva para os alunos surdos.

O governador agradeceu o empenho da equipe de Governo e da Setrabes nas ações que promovem e ampliam o atendimento voltado às pessoas com deficiência. Ele destacou que mesmo diante das limitações orçamentárias e financeiras, as ações para o público fazem parte da agenda prioritária e diária da gestão, por entender que as iniciativas integradas e compartilhadas entre secretarias podem expandir o atendimento com mais qualidade e eficiência aos que precisam.

“Estamos trabalhando para derrubar barreiras e construir acessos e o profissionalismo e comprometimento de cada um que trabalha diretamente na aplicação das políticas públicas inclusivas, que estão sendo desenvolvidas de forma satisfatória. É importante para as mudanças de paradigmas e mentalidade”, reconheceu.

Tânia Soares destacou que a gestão está atuando para superar as dificuldades e limitações e frisou que os trabalhos da equipe que atua na execução das ações e serviços para promover a atenção para as pessoas com deficiência, estão sendo desenvolvidos com comprometimento e dedicação.

Ao reconhecer o empenho das gestoras das unidades descentralizadas da Setrabes, a secretária agradeceu e pontuou que ao longo dos oito meses de gestão foram promovidas 52 ações inclusivas que envolveram as famílias dos usuários, colaboradores, migrantes e comunidade em geral.

O presidente do Coede-RR, Jean Martins, ponderou que o momento é significativo para promover uma ampla discussão com os gestores públicos para que possam apresentar o que está sendo planejado para contribuir e alavancar os caminhos que promovem a inclusão social em todo Estado, principalmente quanto ao setor educacional.

“Ter um outro olhar sensibilizado é fundamental para que os gestores entendam que melhorar o aparelhamento e condições dos profissionais que dispensam a atenção para as pessoas com deficiência, é essencial. Temos mantido um diálogo com o poder público, para que posam ser oportunizados meios para auxiliar e promover a independência e equidade de oportunidades para todos”, observou.

Representando a CMBV (Câmara Municipal de Boa Vista), o vereador Linoberg Almeida disse que o evento é fundamental para o planejamento das propostas que acolham a todos nas políticas públicas e ações que possam promover mais inclusão e acessibilidade plena aos deficientes.

“Estamos aqui para contribuir em favor da maioria da população e daqueles que necessitam de atenção especial. Meu dever como vereador é fiscalizar e promover a inclusão”, relatou.