Segunda, 19 Agosto 2019 20:00

INTEGRAÇÃO | Seapa se reúne com secretários municipais de agricultura para articular ações de desenvolvimento Destaque

Escrito por ISAQUE SANTIAGO
Uma das prioridades é criar um sistema integrado de registro de agricultores, produção e propriedades, facilitando o trabalho em conjunto com o Estado. Uma das prioridades é criar um sistema integrado de registro de agricultores, produção e propriedades, facilitando o trabalho em conjunto com o Estado. Ederson Brito

Um trabalho integrado entre Governo e municípios é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Pensando em fortalecer esse elo, a Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 19, os secretários de agricultura dos municípios do Interior. O encontro é uma continuidade dos trabalhos iniciados no mês de junho com o primeiro Fórum Estadual de Prefeitos e Secretários.

Entre os pontos debatidos está a criação de um sistema interligado de registro de agricultores, produção e propriedades para facilitar o planejamento de ações e políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento de todas as regiões de forma integrada. A Seapa já utiliza na sede e nas CPR (Casa do Produtor Rural) o Siapa (Sistema de Gerência da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O titular da Seapa Emerson Baú, explicou que a intenção é aperfeiçoar o Siapa para que ele funcione de forma integrada entre os órgãos da estrutura governamental que trabalham com o setor produtivo e os municípios. Ele frisou que a ação é estratégica, pois os que estão na ponta são os municípios, o Estado tem papel de articulador.

“Queremos estender o Siapa a outros órgãos como a Aderr [Agência de Defesa Agropecuária], Femarh [Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] e Iteraima [Instituto de Terras e Colonização de Roraima]. Toda a estrutura governamental à disposição dos municípios, fortalecendo o setor primário”, detalhou.

O secretário de agricultura no município de Normandia, Idelmo de Pinho Rodrigues afirmou que a parceria é fundamental para o desenvolvimento de projetos nos municípios.

“O Governo do Estado tem dado uma contribuição muito grande para gente e só temos a agradecer. Com certeza os municípios estão trazendo algumas coisas interessantes com os projetos que estão sendo desenvolvidos. Tenho certeza que esse encontro será muito importante, pois cada vez mais estamos selando parcerias fundamentais para o desenvolvimento de Roraima”, disse.

Já o secretário de agricultura de Caroebe,município que é forte na pecuária e na fruticultura, Vanderlei Ferreira, afirmou que o município necessitava de um apoio do Governo do Estado há um bom tempo. “Esse trabalho integrado é fundamental, pois os municípios não têm recursos e condições suficientes para alavancar o setor por conta própria”, declarou.

AGROSHOW – Ainda durante o encontro, a Seapa debateu com os secretários a participação de cada município na feira de agronegócios Agro Show, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de setembro, que tem o Governo do Estado como parceiro. “Esse evento é uma oportunidade que o Estado e os municípios têm de mostrar para investidores as nossas potencialidades na agricultura, pecuária e demais segmentos que compõem o setor primário”, pontuou Baú.

AGRO EM CAMPO – As próximas ações do Agro em Campo também foram discutidas com os secretários municipais de agricultura.

O programa itinerante do Governo de Roraima leva atendimentos da Seapa, Femarh, Aderr e Iteraima e outros parceiros ao agricultor. A primeira localidade atendida foi o município de Iracema, no dia 31 de julho. A próxima ação será em Rorainópolis, na quinta-feira, dia 22 de agosto.