Sexta, 24 Mai 2019 12:31

Governador participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam Destaque

Escrito por BRUNA ALVES
Entre as pautas discutidas estão ZEE, Regularização Fundiária e independência energética Entre as pautas discutidas estão ZEE, Regularização Fundiária e independência energética Ascom/Sudam

O governador de Roraima Antonio Denarium e o secretário da Seplan (Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento) Marcos Jorge participaram da 19ª reunião ordinária do Condel (Conselho Deliberativo) da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), nesta quinta-feira, 23, em Belém (PA).

Os principais temas conversados foram o Zoneamento Ecológico-Econômico, Regularização Fundiária e os projetos para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional, para que o Estado tenha independência energética.

Na oportunidade, foi apresentado o PRDA (Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia) que é um documento onde o governo dos estados e o Governo Federal estão colocando os projetos que são prioritários para o Desenvolvimento Regional Da Amazônia.

Entre as demandas citadas no Plano Regional estão à reforma e ampliação da BR-174 e da BR-319 e a execução dos trechos remanescentes da BR-210 e BR-163, interligando municípios do Sul do Estado de Roraima, como: São João da Baliza, São Luís e Caroebe com o Norte do Estado do Pará (Porto Trombetas, Óbidos e Alenquer), além da intervenção na Hidrovia do Rio Branco e revitalização das estradas vicinais, cuja finalidade é favorecer o escoamento da produção da agricultura familiar.

O secretário da Seplan, Marcos Jorge, explicou qual o próximo passo após a entrega do PRDA. “Esse documento será apreciado pelo presidente Bolsonaro, que, após finalizado, será encaminhado ao Congresso Nacional para aprovação desses eixos temáticos e dos projetos prioritários para o desenvolvimento da Amazônia”, especificou.

REUNIÃO – A 19ª reunião ordinária foi presidida pelo ministro de estado do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e tem como objetivo promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação (Amazônia Legal) e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

Além do governador de Roraima e o do ministro de estado, estiveram presentes o vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho; vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro; vice-governador do Amapá, Jaime Domingues Nunes, e o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir José de Souza Tose.