Sexta, 23 Outubro 2020 23:00

SUL DO ESTADO | Governador vistoria obras de recuperação em vicinais Destaque

Escrito por Wirismar Ramos
(0 votos)
SUL DO ESTADO | Governador vistoria obras de recuperação em vicinais Neto Figueredo

Em visita a São João da Baliza na quinta-feira, 22, e Caroebe nesta sexta, 23, o governador Antonio Denarium aproveitou para vistoriar, juntamente com o secretário de infraestrutura, Edilson Damião, as obras que o Governo de Roraima está realizando nos municípios do Sul do Estado e conversar com os moradores.

Uma das vicinais visitadas foi a 28, de Baliza, onde as obras de recuperação já estão sendo concluídas. Além da pavimentação, o governador adiantou que a 28 é uma das vicinais que serão asfaltadas pelo Governo. O morador Wando Santos disse que a situação melhorou bastante depois das obras.

"A vicinal estava cheia de buracos, difícil de trafegar. Antigamente se gastava uma hora, uma hora e meia para chegar ao destino e agora em 15 minutos dá para ir e voltar. A população de São João da Baliza agradece pela força que o Governo está dando para nós", disse Santos.

Em reunião com produtores rurais de Entre-Rios, município de Caroebe, o governador explicou que a recuperação de estradas vicinais é de responsabilidade das prefeituras, das RRs (estradas estaduais) é de competência do Governo do Estado e das BRs (Rodovias Federais) é da União.

"Recuperar estradas vicinais e pontes é de responsabilidade da Prefeitura, mas como ela não faz, o Governo do Estado está fazendo. Para isso, estamos com 10 patrulhas mecanizadas trabalhando em todo o Estado, recuperando estradas vicinais" disse.

Denarium disse ainda que o Governo já recuperou as vicinais 34 e 35 de Caroebe e está concluindo a 28 de São João da Baliza. Vamos concluir aquele asfaltamento do trecho da BR-210 entre Baliza a Nova Colina e a vicinal 28 de Baliza também será asfaltada", anunciou.

Conforme o secretário Edilson Damião, o investimento nos municípios de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe é de R$ 1,5 milhão em obras de recuperação de vicinais e pontes. "Somente nessa região do sul do Estado serão recuperados entre 105km e 110km, para garantir trafegabilidade nessas estradas que estavam há muitos anos sem manutenção", esclareceu.

Outras obras de infraestrutura

O governador Antonio Denarium afirmou que o Governo de Roraima está fazendo um levantamento para a recuperação de estradas vicinais e pontes em todo o Estado. O Governo trabalha com nove projetos de asfaltamento no Estado.

"Vamos asfaltar a estrada de Iracema até o Rouxinho e Campos Novos, a estrada do Cantá, da Serra da Lua sentido Malacacheta, Jacamim e vila Vilhena; e no Amajarí, do Tepequém até o Trairão. Na semana que vem será assinada a ordem de serviço para asfaltar da BR-174 até a vila do Taiano e da estrada do Alto Alegre até a vila São Silvestre. Temos projeto também de asfaltar da vila Moderna até Martins Pereira, em Rorainópolis, passando por dentro. Ou seja, estamos trabalhando muito para que possamos valorizar principalmente a agricultura familiar", garantiu.

O governador disse ainda que, ao assumir o Governo, recebeu o Estado com mais de 8 mil quilômetros de estradas destruídas e 700 pontes caídas ou destruídas. "Nós já fizemos mais de 100 pontes de madeira e vamos fechar 2020 com 130 novas pontes construídas. Não pudemos fazer mais por conta da pandemia, que atrapalhou muito o nosso trabalho", detalhou.

Denarium também enfatizou a parceria com o senador Mecias de Jesus (PRB-RR) para o asfaltamento do trecho que falta da BR-210. "O senador destinou emenda ao Governo do Estado para o asfaltamento do trecho da BR-210 que vai da sede de Caroebe a Entre Rios e a nossa meta e chegar a Jatapú também", anunciou.

Convênio com as prefeituras

Ainda na reunião com os moradores de Entre-Rios, o governador falou sobre o convênio com as 14 prefeituras do interior. Com esse convênio, o Governo repassa R$ 600 mil por ano para cada prefeitura manter a limpeza das sedes e das vilas dos municípios.

"Assinamos o convênio com todas as prefeituras do interior, independente de ideologia partidária. Também tivemos um projeto aprovado recentemente na Assembleia Legislativa, que vai aumentar o valor do repasse do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do Estado para as prefeituras, chegando ao montante de cerca de R$ 500 mil por ano. Ou seja, mais de R$ 1 milhão de repasse para cada prefeitura do interior por ano, assim como todos os valores que são de direito do município", disse.

Denarium lembrou que antes da gestão dele o Governo não repassava o ICMS para as prefeituras. "No nosso Governo, nós repassamos rigorosamente em dia para as 15 prefeituras, da capital e do interior. No ano passado, nós repassamos somente para o município de Caroebe em torno de R$ 6 milhões. Este ano já repassamos quase R$ 5 milhões, frisou.

A agenda do governador no sul do Estado continua neste sábado, 24, com a inauguração da casa de apoio da Seed (Secretaria de Educação) e da reforma da escola e do hospital de Santa Maria do Boiaçú, além de participar de uma ação em comemoração ao Dia das Crianças, promovida pela primeira-dama Simone Denarium.