Sábado, 26 Setembro 2020 22:42

TESTAGEM COVID-19 | Sesau pretende alcançar mais de 3.700 pessoas na próxima semana Destaque

Escrito por Lidiane Oliveira
TESTAGEM COVID-19 | Sesau pretende alcançar mais de 3.700 pessoas na próxima semana Eides Antonelli

A Campanha Por Você e Por Todos - A Sesau não foge à luta, executada pelo Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), seguirá para um momento importante na próxima semana. A meta é ofertar o teste rápido para 3.760 pessoas durante três dias de testagem na capital Boa Vista.

As equipes da Sesau se dividirão para atender em todos os pontos externos programados para os três dias de atividades, de manhã e de tarde, conforme o cronograma de testagem elaborado pela CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde).

Entre as instituições que serão atendidas estão, na segunda-feira, 28, a Secult (Secretaria de Cultura), Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/SFA–RR), Justiça Federal/RR e Unama (Faculdade da Amazônia - Boa Vista). Na terça-feira, 29, será a vez do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na quarta-feira, 30, será atendida a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR).

A testagem será realizada de manhã e de tarde, de acordo com o cronograma de atividades de cada instituição.

Inquérito epidemiológico é fundamental para identificar o cenário de transmissão

De acordo com o Secretário de Saúde, Marcelo Lopes, o objetivo de tanto esforço é alcançar o maior número de pessoas, no menor espaço de tempo e, com isso, obter as informações necessárias para a realização do Inquérito Epidemiológico sobre a COVID-19 e identificar qual o cenário de transmissão da doença em Roraima.

“Será um momento fundamental para reforçar o trabalho feito até agora. Já conseguimos realizar um bom serviço até aqui, mas precisamos ir mais longe. O desafio é grande e o esforço de toda a equipe que está envolvida direta e indiretamente nas atividades tem sido fundamental para o sucesso do trabalho. Cada agradecimento que recebemos da população, em dias e locais diferentes de testagem, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que podemos fazer muito mais”, ressaltou o secretário.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara de Paula Botelho, a ação conjunta entre a Sesau e o IFRR permitirá o reforço das relações institucionais e a promoção do cuidado em saúde.

“Essa ação conjunta na oferta de testagem rápida da COVID-19 nos permite demonstrar o cuidado e a atenção com a nossa comunidade interna. Assim, o trabalho conjunto entre as equipes de saúde permitirá a realização de 2.000 testes para servidores e seus familiares, trabalhadores terceirizados e estudantes. É todos cuidando de todos nesse momento de pandemia”, enfatizou a reitora.

Até agora, já foram testadas mais de 25 mil pessoas na capital e no interior do Estado.

“Já visitamos quase todos os municípios e aqui na capital já realizamos a testagem em parceira com várias entidades e órgãos públicos. A partir da semana que vem, queremos avançar ainda mais e fortalecer esse trabalho para que a população tenha a oportunidade de ter acesso ao teste, uma ferramenta importante para ajudar no levantamento de dados estatísticos sobre essa doença”, finalizou o secretário.