Quarta, 05 Agosto 2020 20:46

DIA NACIONAL DA SAÚDE | Sesau registra avanços dentro e fora do cenário da pandemia do Coronavírus Destaque

Escrito por ASCOM SESAU

Em agosto uma data importante chama a atenção: o Dia Nacional da Saúde, comemorado no 5º dia do mês. Nesta data, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) reafirma o compromisso de promover a reorganização dessa área tão importante para a comunidade.

Mesmo com a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), a saúde em Roraima avançou em vários aspectos. De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, tais avanços se devem ao trabalho conjunto entre o Estado e os municípios e à transparência na gestão dos recursos públicos, por meio das plataformas IntegraSUS e SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

“As ações da gestão no que diz respeito ao avanço da Saúde em Roraima se pautam na transparência das informações e na celeridade nos processos. Além disso, o trabalho integrado entre as gestões municipal e estadual tem viabilizado muitas conquistas em termos de atendimento e infraestrutura. Temos muito que superar ainda, mas o primeiro passo já foi dado, vamos seguir trabalhando para colher os bons resultados futuramente”, apontou o secretário.

De acordo com coordenadora de Urgência e Emergência, Larissa Ignachitti, o progresso na saúde do Estado pode ser observado a partir da infraestrutura das unidades hospitalares, da capital e do interior, que têm sido aprimoradas por meio da aquisição de novos equipamentos e substituição dos mais antigos, reformas e ampliações.

“Estamos equipando de forma constante os hospitais da rede estadual. A exemplo do HGR, que recebeu um neuro-navegador cirúrgico novo, três torres de vídeo-cirurgia para procedimentos via vídeo e novas camas motorizadas. Além disso, fizemos a distribuição de ambulâncias tanto para a Capital quanto para o interior, para possibilitar maior segurança e agilidade na atenção aos pacientes, além de muitas outras ações”, explicou a coordenadora.

Avanços também na atenção especializada. Roraima conta com um Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem, que mesmo com a pandemia continuou realizando o procedimento de cateterismo para pacientes de todo o Estado. Nos próximos meses as ações itinerantes serão reforçadas para levar atendimento especializado para os municípios do interior.

“Implantamos também um laboratório de análises clínicas no Hospital de Campanha, onde são ofertados testes para detecção de infarto agudo do miocárdio e trombose vascular profunda provocada pela COVID-19, zeramos a fila de espera por cirurgias oncológicas na Unacon, e queremos em breve disponibilizar na Maternidade o teste para tipagem sanguínea em gel automatizada e continuar com a entrega de cadeiras de roda motorizadas”, explicou a coordenadora da CGAE (Coordenadoria Geral de Atenção Especializada), Maria Daiane Rodrigues Riveiro.

Na Atenção Básica, a Sesau tem fortalecido a pactuação com as gestões municipais para fortalecer o monitoramento dos indicadores de saúde das unidades básicas. “A gente vem trabalhando com os municípios via videoconferência, por meio de reuniões semanais com o intuito de ajudá-los em suas dificuldades no que diz respeito aos indicadores de saúde”, explicou a coordenara.

O Núcleo de Telessaúde fez  2010 eletrocardiogramas somente este ano, sem que o paciente precisasse vir à Capital. Além da produção de vídeos educativos com temas variados, relacionados à pandemia. Além disso, o número de servidores da atenção básica no sistema prisional subiu de 2 para 50.

Atendendo a preocupação do governador Antonio Denarium a Sesau continuará com o trabalho durante todo o ano para garantir o atendimento digno à população.

“Ainda em 2020 vamos inaugurar a Maternidade de Rorainópolis, o anexo do HGR, os Blocos B e o Grande Trauma, tudo isso para proporcionar melhorias tanto para os pacientes quanto os profissionais de saúde”, finalizou o secretário.

DIA NACIONAL – O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente em 5 de agosto. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. O Dia da Saúde também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século 19 e começo do século 20.