Sábado, 27 Junho 2020 02:08

MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS | Seinf anuncia entrega de três grandes obras de infraestrutura no início do segundo semestre Destaque

Escrito por RODRIGO SANTANA
Dentre as obras estão a construção da Maternidade, do Centro de Especialidades Médicas e do Núcleo Regional de Perícia Forense   Dentre as obras estão a construção da Maternidade, do Centro de Especialidades Médicas e do Núcleo Regional de Perícia Forense Secom-RR

O segundo semestre deste ano será marcado pela conclusão de três grandes obras no município de Rorainópolis, que são executadas pelo Governo de Roraima. O assunto foi tema de uma entrevista na Rádio Roraima com o titular da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), Edilson Lima, no programa Roraima Notícias, apresentado pelo jornalista Luís Valério.

O secretário ressaltou o esforço que o Governo de Roraima tem feito para que as obras sejam concluídas para garantir mais qualidade de vida aos moradores dos municípios do sul do Estado. "O Governo tem recebido apoio de vários parlamentares da bancada federal, que disponibilizaram os recursos necessários para dar seguimento às obras. Muitas das obras estavam paradas há anos", informou Lima.

Dentre as obras importantes para o município de Rorainópolis, estão a construção da Maternidade, do Centro de Especialidades Médicas e do Núcleo Regional de Perícia Forense. "A Maternidade de Rorainópolis irá disponibilizar 80 leitos, centros cirúrgicos e salas para raio-x para as pacientes. Vale ressaltar que essa construção foi possível graças à emenda parlamentar do ex-deputado federal Remídio Monai e também irá beneficiar os municípios de São João da Baliza, São Luis e Caroebe", destacou o secretário de infraestrutura.

Lima disse que a previsão é que as obras destinadas à área de saúde sejam entregues ainda no mês de julho deste ano. Para o seguimento da segurança, ele lembrou da obra de construção do Presídio de Rorainópolis, que também está em fase de conclusão.

"Esta obra estava parada há mais de sete anos e foi retomada na atual gestão de Governo. A previsão é que seja concluída no mês de agosto deste ano. Vale ressaltar que essa é uma obra do convênio com Depen [Departamento Penitenciário Nacional] e disponibilizará 160 novas vagas para reeducandos do sistema prisional do Estado, atendendo o déficit carcerário", mencionou.

Ele lembrou ainda que está em fase de construção o Núcleo Regional de Perícia Forense em Rorainópolis, com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado Remídio Monai. "Hoje, as pessoas que perdem seus entes queridos precisam se descolar até a capital Boa Vista para executar os trâmites relacionados ao funeral. Mas com a criação do núcleo, os moradores do sul do Estado terão acesso facilitado até mesmo para tirar a Carteira de Identidade", explicou.

Pavimentação de estradas e recuperação de vicinais

Outra ação no seguimento de infraestrutura, desenvolvida pelo Governo de Roraima no município de Rorainópolis, trata-se da pavimentação de estradas e recuperação de vicinais. O titular da Seinf disse que o Governo dará continuidade à pavimentação na vicinal 26, que liga a sede do município de São João da Baliza a Nova Colina, com recurso de emenda do senador Telmário Mota.

"Uma obra muito importante para os produtores de banana do sul do Estado, que merecem uma estrutura melhor para escoar a sua produção. Dos 77 quilômetros de estrada, apenas 27 estão prontos e 50 quilômetros precisam ser refeitos", disse.

Ele informou também que o Governo irá pavimentar vicinais em Martins Pereira, Santa Maria do Boiaçu e na vicinal 28, em São Luiz. As obras serão executadas com recurso de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus. "Existem diversos locais que iremos pavimentar ao sul do Estado. Para isso, nós da Seinf estamos com um plano de ação para a execução de cada obra de pavimentação prevista", afirmou.

Patrulha Mecanizada

Rorainópolis é o segundo município com o maior número de vicinais recuperadas no Estado. A Patrulha Mecanizada já recuperou as vicinais 2, 4, 29 e 34, em Rorainópolis. "Há três meses, a Patrulha Mecanizada recuperou algumas vicinais do município, o que contribuiu bastante com a trafegabilidade dos veículos. Quem ganhou mais foram os produtores que escoam sua produção", destacou Lima.

O secretário de Infraestrutura assegurou que os serviços de recuperação das vicinais devem ser retomados no início do mês de julho, para atender outras áreas que necessitam de manutenção. "O Governo de Roraima vai continuar a prestar esse apoio aos municípios para ajudar os pequenos produtos do Estado a expandir sua produção", assegurou.

Investimentos na educação

Em se tratando da educação, o Governo de Roraima irá realizar a construção da quadra poliesportiva, com vestiários, da Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis. "Está prevista uma área de almoxarifado, de serviço e um laboratório. Essa obra irá ocorrer graças à emenda parlamentar do deputado federal Otacir Nascimento.

De acordo com o titular da Seinf, será reformada a Escola Estadual Tenente João Azevedo, em Martins Pereira, também em Rorainópolis. "Uma obra executada com emenda parlamentar do deputado federal Haroldo da Cathedral", informou.