Quarta, 24 Junho 2020 23:21

EDUCAÇÃO INDÍGENA | Governo recupera motocicletas que serão utilizadas pelos Centros Regionais de Ensino Indígena Destaque

Escrito por MARÍLIA MESQUITA

O Governo do Estado de Roraima restaurou cinco motocicletas que serão utilizadas pelos Centros Regionais de Ensino Indígena. A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 24, nas dependências da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Algumas motocicletas estavam no depósito da Seed, sem condições de uso, faltando peças, pneus e acessórios. Outros veículos estavam sendo utilizados de forma indevida. Após tomar conhecimento, a atual gestão da secretaria resgatou as motocicletas e adotou as demais medidas cabíveis como o registro de BO (Boletim de Ocorrência).

As motocicletas foram restauradas completamente, desde à pintura, colocação das placas, revisão de toda a parte elétrica, adesivos de identificação, entre outros reparos, além de toda a regularização dos documentos e multas junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).

Para utilizar as motocicletas, os diretores assinaram um termo de cessão de uso. A manutenção dos transportes ficará a cargo da Seed. Já as multas e infrações ficarão sob responsabilidade dos diretores dos Centros Regionais.

“Quando assumimos a gestão da secretaria, fizemos todo o levantamento do nosso patrimônio e identificamos várias motos que estavam de posse de particulares. Fomos recuperando essas motos porque são um patrimônio público, que integra o patrimônio da Seed”, explicou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

NOS CENTROS - A chefe da Divisão de Educação Indígena da Seed, Gleide Almeida, ressaltou a importância das motocicletas para os Centros Regionais de Ensino Indígena e melhoria da aprendizagem dos estudantes.

“Esse transporte irá facilitar e melhorar o atendimento nas escolas indígenas, o acompanhamento de perto das atividades pedagógicas, além de uma aproximação entre a secretaria e os centros, pois eles poderão se deslocar até a capital em busca de informações”, ressaltou Gleide.

O Centro Regional de Ensino de Normandia, na Região da Raposa Serra do Sol, atende 26 escolas e Matias da Silva Souza é o diretor responsável. “As motocicletas são uma ferramenta primordial e necessária para os centros, que poderão se fazer mais presentes nas comunidades, além de fortalecer a Educação Indígena”, disse Souza.

As cinco motocicletas atenderão aos Centros Regionais de Ensino Indígena dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Normandia, Bonfim e Pacaraima. Além destas cinco, outras nove motocicletas também serão restauradas em breve pelo Governo do Estado.