Sexta, 29 Mai 2020 18:13

VIDEOCONFERÊNCIA | Governo discute com Prefeituras ações de combate ao Novo Coronavírus Destaque

Escrito por BRUNA CÁSSIA
Reunião virtual ocorreu nesta sexta-feira, 29, com intuito de melhorar cenário pandêmico nos próximos dias Reunião virtual ocorreu nesta sexta-feira, 29, com intuito de melhorar cenário pandêmico nos próximos dias Fernando Oliveira

Em mais uma ação do Governo de Roraima para tentar minimizar os impactos causados pelo Coronavírus (COVID-19), representantes da Sesau (Secretaria de Saúde), Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar e outras pastas realizaram uma reunião em videoconferência com Prefeituras do Estado.

Na oportunidade, o governador Antonio Denarium pontuou a importância de iniciar o atendimento na APC (Área de Proteção e Cuidados) e informou sobre a chegada de insumos. “Dois caminhões de medicamentos e equipamentos chegaram à Unidade nesta data e aguardamos a chegada de mais uma carga de insumos que deve chegar à APC até amanhã. Nosso principal objetivo é dar início aos atendimentos o mais breve possível”, disse.

São remédios de A a Z para atender não somente as demandas relacionadas a COVID-19 como também de outras doenças. “É importante destacarmos que existem outros tipos de demandas e a população será assistida em todos os casos como já ocorre”, esclareceu a secretária-adjunta da Sesau, Fabiana Zimmermann.

Além de receber as demandas das Secretarias de Saúde municipais, foram tratadas a distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para o interior. Por isso, desde quinta-feira, 28, as cidades estão recebendo cargas de equipamentos. Já foram contempladas Boa Vista, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz, Caroebe e São João da Baliza. Também há cargas direcionadas a Bonfim, Normandia e os demais municípios.

DEMANDAS – O prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique, que é o presidente da Associação dos Prefeitos de Roraima, informou que a Unidade Municipal foi inaugurada há mais de um ano e que neste momento aguarda apenas o auxílio para instalação de equipamentos para maior atendimento.

“É um hospital com ótima estrutura que ao ter todos os equipamentos devidamente instalados, poderá atender a população do município e desafogar o HGR [Hospital Geral de Roraima] que está sendo a Unidade de referência para os casos de Coronavírus”, destacou.

Prontamente, a Sesau informou que enviará uma equipe para realizar a instalação das máquinas, o que vai melhorar o atendimento nos casos relacionados à COVID-19. Outros pontos citados são envio de maior quantidade de testes rápidos para detecção da doença, bem como disponibilização de recursos, que serão posteriormente tratadas pelas secretarias estaduais e municipais.

PARTICIPAÇÃO – Estiveram presentes na reunião virtual representantes dos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Normandia, Amajarí, Uiramutã e Mucajaí.

Entre as outras pastas presentes estiveram Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social), Seampu (Articulação Municipal e Política Urbana), Polícia Militar, além do Exército Brasileiro.