JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 232
Quarta, 01 Mai 2019 16:28

Governo solicita aumento do repasse do FPE para Roraima Destaque

(0 votos)
De acordo com governador, o Estado precisa de mais investimentos diretos para custeio na saúde e na educação De acordo com governador, o Estado precisa de mais investimentos diretos para custeio na saúde e na educação Ederson Brito

Durante coletiva de imprensa concedida nesta terça-feira, 30, pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados, formada por deputados federais para acompanhar os impactos sociais causados pela crise humanitária da Venezuela na vida dos brasileiros, o governador Antonio Denarium solicitou apoio para aumentar os valores do repasse do FPE (Fundo de Participação dos Estados) para Roraima.

“Espero que essa Comissão Externa da Câmara dos Deputados aponte para o governo federal - Ministério da Economia - que é preciso aumentar o repasse do FPE para o Estado. Nossa população cresceu em aproximadamente 20% e não houve nenhum incremento no Fundo de Participação dos Estados”, disse.

Denarium explicou ainda que, hoje, 25% dos recursos do FPE são aplicados na saúde e 18% na educação. De acordo com ele, o Estado precisa de mais investimentos diretos para custeio nessas duas áreas.

“Precisamos de mais investimentos por meio de custeios na saúde e na educação. Pegamos um governo sem gestão e com indícios de corrupção. Então, com a ajuda do governo federal e dos deputados federais nas ações do governo, tenho certeza de que vamos sair dessa situação deficitária”, destacou.

A comitiva é formada por cinco deputados federais de Estados diferentes, entre eles, o parlamentar da bancada de Roraima e coordenador da Comissão Externa, o deputado federal Antonio Carlos Nicoletti. Além dele, Eduardo Bolsonaro, general Eliéser Girão Monteiro Filho, coronel Chrisostomo de Moura e o delegado Pablo Oliva compõem o grupo.

Eles estiveram por dois dias acompanhando de perto os problemas que afetam a população roraimense e visitaram os hospitais e os abrigos da Operação Acolhida, gerenciados pelo Exército Brasileiro em Roraima.

O deputado federal Nicoletti ressaltou a importância da Operação Acolhida, diante da crise humanitária em Pacaraima.

"Parabenizamos o Exército Brasileiro pela Missão Acolhida, uma missão que veio realmente para ordenar Pacaraima na recepção dos venezuelanos. O que falta pra nós hoje, após as visitas nos hospitais, são mais investimentos na saúde, educação e segurança, porque 60% dos atendimentos na saúde são para venezuelanos", ressaltou.

A iniciativa das visitas foi idealizada pelo deputado Nicoletti e custeada com recursos próprios dos membros da Comissão. De acordo com o deputado Eduardo Bolsonaro, após um consenso entre parlamentares, parte das emendas individuais de cada um será doada para custeio no Estado e nos municípios.

"Há um comprometimento individual de cada deputado representado aqui. Todos nós concordamos em retirar uma cota das nossas emendas parlamentares. Cada um vai doar R$200 mil, o que vai totalizar quase R$1,5 milhão para investimentos aqui em unidades de saúde estaduais e municipais", explicou.

A comitiva fez um balanço da saúde e da educação no município de Pacaraima. Para eles, a situação é caótica. Além disso, os deputados reconheceram que existe a necessidade de aplicação da vigilância e patrulhamento da fronteira, para evitar a entrada descontrolada de imigrantes.

Após a visita, os deputados devem elaborar um relatório para ser apresentado aos ministérios responsáveis por cada área de atuação em Brasília. A ideia é solicitar ao governo federal a disponibilização de mais recursos.

Ler 1971 vezes Última modificação em Terça, 07 Mai 2019 20:45