Terça, 03 Março 2020 12:12

JAGUATIRICA II Governo entrega mais três licenças para funcionamento de usina de energia a gás Destaque

Escrito por ISAQUE SANTIAGO
(0 votos)
As licenças garantem a pavimentação do acesso à usina, a construção de uma ponte sobre o igarapé Carrapato e a instalação da linha de transmissão   As licenças garantem a pavimentação do acesso à usina, a construção de uma ponte sobre o igarapé Carrapato e a instalação da linha de transmissão Ederson Brito

A Usina Termelétrica Jaguatirica II, na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, está com as obras avançadas, 30% da planta já está concluída. O Governo do Estado contribuiu diretamente para trazer esse grande investimento, de cerca de R$ 1 bilhão, para Roraima. Na tarde desta segunda-feira, dia 3, o governador Antonio Denarium entregou três licenças emitidas pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que garantem a construção e funcionamento da usina de energia a gás.

O presidente da Femarh, Ionilson Sampaio, explicou que a primeira licença é de supressão vegetal que garante a construção e pavimentação do acesso da usina até a BR-174. A segunda licença é para a construção de uma ponte sobre o igarapé Carrapato e a terceira é a licença para construção e instalação da linha de transmissão, que vai interligar a usina até a subestação que faz a distribuição da energia.

“Todas as três licenças, obedecem a legislação, estamos fazendo isso de forma faseada. Essa licença da linha de transmissão é a fase três de quatro. A próxima é a licença de operação para que a usina já comece a gerar energia, provavelmente no começo do segundo semestre de 2021”, explicou Sampaio.

O governador Antonio Denarium ressaltou que a obra é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de Roraima. Somente na fase de construção da usina, estão sendo gerados quase mil empregos. Após concluído, o empreendimento poderá gerar mais empregos de forma direta e indireta devido à segurança energética que vai atrair cada vez mais investimentos para Roraima.

“É um trabalho muito importante do Governo, que lutou pelo leilão de energias renováveis em maio de 2019, em São Paulo, é que agora já começa a se tornar uma realidade, que irá fomentar a indústria e gerar mais empregos em Roraima. Quando começar a operar em 2021, serão gerados ainda mais empregos e com a segurança energética garantida, teremos mais e mais empresas se instalando e investindo em Roraima”, destacou o governador.

Em pleno funcionamento, a Usina Jaguatirica II vai gerar para Roraima 132,3 megawatts de energia. Somadas as atuais fontes geradoras, a usina vai garantir uma oferta 20% superior ao atual consumo do Estado. A Eneva é uma das principais empresas geradora de energia elétrica de fontes renováveis no Brasil.

O vice-presidente de operações da empresa, Lino Cançado, afirmou que as obras seguem de vento em popa. “A Eneva vem fazendo investimentos para concluir a usina no prazo que foi acordado no leilão para fornecer energia para Roraima já em junho de 2021. As obras estão em ritmo acelerado, chegando a 30%. Estamos prontos para gerar energia mais limpa e mais segura para o progresso do Estado”, disse.

O superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, também esteve presente na entrega das licenças. Ele afirmou que a usina colabora de forma singular para o desenvolvimento da região amazônica. “Trazendo infraestrutura de energia de uma forma sustentável atrai investidores que são por conta da segurança energética. A Suframa está à disposição da Eneva e do Governo do Estado de Roraima, que podem contar conosco para o que for possível no sentido de acelerar o desenvolvimento da nossa região”, pontuou.

JAGUATIRICA II – A Eneva foi uma das vencedoras do Leilão para Suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas, realizado em maio de 2019 pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo. A companhia desenvolve em Roraima o projeto termelétrico Jaguatirica II, movido a gás natural produzido pela Eneva no campo de Azulão, no Amazonas.