Sábado, 09 Novembro 2019 15:21

PACTO PELA SEGURANÇA | Próxima fase estabelece políticas públicas de combate à corrupção Destaque

Escrito por BRUNA ALVES
Desde julho forças de segurança atuam unificadas para reduzir a criminalidade em Roraima Desde julho forças de segurança atuam unificadas para reduzir a criminalidade em Roraima Neto Figueredo/Secom

Criar políticas públicas para combater a corrupção é a próxima fase do Pacto pela Segurança entre as forças de segurança de Roraima, que firmaram parceria em julho deste ano. O governador Antonio Denarium se reuniu nesta sexta-feira, 8, com representantes dessas forças para receber a delegada da Polícia Federal, Érika Marena, ocasião em que foram apresentados os resultados do Pacto.

Ele ressaltou que esta é uma ação de suma importância para levar mais segurança à população. “Com todas as forças de segurança unidas, temos condições de melhorar a qualidade da segurança e reduzir significativamente a violência, ou seja, levar para a população a certeza que Roraima tem uma segurança de boa qualidade. Agora além de ações contra a o crime organizado, também focamos no combate à corrupção, peincipalmente após criaemoa a Decor”, disse.

Érika Marena afirmou que Roraima dá um grande passo e que o Pacto de Segurança é um compromisso de todos em fazer dar certo. “Acredito que a integração das instituições de segurança e fiscalização pública é fundamental para o combate à corrupção, e desvio de verbas. Investir no combate à corrupção é investir no desenvolvimento do Estado”, pontuou a delegada.

O secretário de Segurança Pública, coronel Olivan Junior, citou os resultados da atuação do Pacto durante a reunião, que ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos em Boa Vista. “Tivemos a aprovação da Política Estadual de Segurança Pública, do Conselho Estadual do Sistema Estadual e aprovação do Fundo Estadual para pavimentar uma nova segurança para a população do Estado”, acrescentou.

Forças de Segurança fazem pacto para diminuir criminalidade

O trabalho integrado entre as forças de segurança Estadual, municipal, federal e o Exército Brasileiro foi assinado no Palácio Senador Hélio Campos em julho deste ano.

Na época, o governador Antonio Denarium pediu apoio a todas as instituições para o sucesso do trabalho. “Nós vamos fazer um trabalho integrado com todas as polícias para combater o crime organizado, o tráfico, o descaminho, o contrabando para levar mais segurança para toda a população”, disse.

As forças de segurança que compõem o Pacto de Segurança são: Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Justiça e Cidadania, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Exército Brasileiro, Ministério Público Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, Tribunal de Justiça, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Força Nacional, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito e Justiça Federal.