SANEAMENTO BÁSICO | Governo de Roraima inicia extensão de rede de distribuição de água para mais de 78 famílias em Caracaraí

Nesta sexta-feira, 10, o Governo de Roraima inicia a construção de mais de 2.200 metros de extensão de rede de distribuição de água potável no bairro Quarentenário, localizado no município de Caracaraí. A execução da obra é feita pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

A rede vai beneficiar cerca de 78 residências com água encanada e instalação de hidrômetros. A previsão para a conclusão da obra será de uma semana, e para subsidiar o abastecimento, a companhia estadual vai colocar em funcionamento um novo poço artesiano, com vazão de 24 mil litros/hora, que vai entrar em operação com tratamento adequado de água, com testagem e instalação de cloradores até a distribuição de água potável para a população.

“Este momento marca a etapa dos investimentos das obras e serviços para levar água tratada e de qualidade para a nossa população. O Governo trabalha para garantir políticas públicas de desenvolvimento e crescimento para Roraima, e isso passa pelo saneamento básico, que é um tema que a gente trata com muito zelo e seriedade”, declarou o governador Antonio Denarium sobre as obras no interior.

A implantação de água encanada nas residências promove dignidade para os moradores do município, uma responsabilidade do Governo do Estado para a população roraimense.

“Essa rede de abastecimento de água vai levar mais qualidade de vida e saúde para as famílias que moram em Caracaraí”, completou o presidente da Caer, James Serrador.

SEDES NO INTERIOR

No interior de Roraima, cinco municípios estão com obras em andamento. Em São Luiz, a construção do escritório e a recuperação do reservatório do município já foi concluída, e logo será entregue à população. A construção da sede administrativa da Caer no município de Rorainópolis está em fase avançada, e assim que for entregue, vai permitir mais comodidade para os clientes do sul do estado.

No município do Cantá, está em andamento a construção de escritório padrão. O local vai abrigar ainda um depósito e laboratório de análises de qualidade da água.

Os moradores do município de Uiramutã também vão contar com um novo escritório de atendimento e com um laboratório de análises. As obras estão em andamento e devem ser concluídas no segundo semestre de 2023.

Desde o lançamento do Programa Água para Todos, em novembro de 2021, foram construídos mais de 90 mil metros de rede de distribuição de água potável em todo o estado, beneficiando cerca de 120 mil pessoas.

Atualmente, a Caer possui 90 poços artesianos ativos na capital e 218 poços no interior. Desde de 2020, foram perfurados 41 no interior e 23 na capital.

Em janeiro deste ano, o Governo de Roraima, por meio da Caer, reforçou o abastecimento com perfuração de poços artesianos nas vilas Campos Novos (Iracema), Nova, Penha e Apiaú (Mucajaí). Mais cinco poços serão perfurados ainda no primeiro semestre de 2023, sendo dois na vila do Tepequém (Amajari); um na vila Surumu e outro na sede de Pacaraima, além de um poço na sede do Caroebe.