Rádio Roraima

DIAGNÓSTICO

Governador apresenta dados da saúde do Estado durante abertura do ano legislativo

Na cerimônia de abertura do ano legislativo 2024, nesta terça-feira, 20, o governador Antonio Denarium apresentou uma gama de dados relacionados à prestação de saúde por meio da Sesau (Secretaria de Saúde).

Compartilhe:

Foto: Ederson Brito
Denarium destacou alguns números de atendimentos realizados na saúde.

Na cerimônia de abertura do ano legislativo 2024, nesta terça-feira, 20, o governador Antonio Denarium apresentou uma gama de dados relacionados à prestação de saúde por meio da Sesau (Secretaria de Saúde).

Dentre os destaques, a reestruturação das unidades hospitalares na capital e interior, com a conclusão de obras de reforma e ampliação em hospitais da rede estadual.

Na Maternidade, por exemplo, as obras avançaram e hoje estão em 65% dos trabalhos realizados. Com a conclusão dessa obra, serão 330 leitos e mais de 14 mil metros quadrados construídos.

“A saúde está avançando. Estamos reestruturando os hospitais, oferecendo melhor conforto para os pacientes e servidores que atuam nas unidades hospitalares. Além disso, os hospitais estão mais equipados, com aparelhos de tecnologia avançada”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento é outra unidade que passou por uma série de transformações ao longo da atual gestão governamental. Hoje, o hospital conta com 60 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 400 leitos de enfermaria e 16 centros cirúrgicos.

“Nos últimos dois anos, realizamos mais de 50 mil cirurgias e 423.856 atendimentos no HGR e, pela Unacon [Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima], houve a realização de 135.225 atendimentos e 884 procedimentos cirúrgicos em 2023”, destacou o governador.

A saúde no interior vem recebendo apoio do Governo. Rorainópolis conta hoje com a Maternidade Thereza Monay Montessi e o Centro de Especialidades Médicas Dr. Alceste Madeira de Almeida, enquanto os hospitais de Alto Alegre, Bonfim, Caroebe, Iracema e Santa Maria do Boiaçu estão prestes a finalizar as obras de reforma e, em breve, a população terá novos ambientes hospitalares.

Além disso, o Governo também tem investido em melhorias nos hospitais de Mucajaí, Normandia e Pacaraima, além de unidades da capital, como é o caso do Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin e a reforma e ampliação do Hemocentro e do Laboratório Central.

EM NÚMEROS

Denarium destacou alguns números de atendimentos realizados na saúde.

No HGR, só em 2023 foram realizadas mais de 50 mil cirurgias e 423 mil atendimentos de saúde em geral.

No Pronto Atendimento Cosme e Silva, que atende a população dos bairros da zona Oeste de Boa Vista, foram mais de 537 mil atendimentos ao longo do ano passado. Essa unidade concentra grande volume de atendimento dada a ausência dos postos de saúde da atenção básica que não absorvem a demanda. A unidade funciona 24 horas por dia.

Na Maternidade, no ano passado, foram mais de 9 mil partos e mais de 330 mil atendimentos realizados.