Rádio Roraima

AÇÃO AMBIENTAL

Caminhada Ecológica recolhe 300 kg de resíduos às margens do rio Cauamé

Mais de 200kg de lixo e 120kg de material reciclável foram recolhidos durante a Caminhada Ecológica, ação promovida pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) neste domingo, dia 4.

Compartilhe:

Foto: Neto Figueredo
Caer nos Rios, Reciclar Óleo e o programa Reuse

Mais de 200kg de lixo e 120kg de material reciclável foram recolhidos durante a Caminhada Ecológica, ação promovida pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) neste domingo, dia 4. A atividade abriu o calendário de ações ambientais da empresa, com saída da praia do Caçari e percurso às margens do rio Cauamé até a praia da Polar.

“Hoje estamos iniciando as ações socioambientais da Caer, com a Caminhada Ecológica e Caer nos Rios. É fundamental cuidar dos nossos mananciais. O rio Cauamé é o principal afluente do rio Branco que é a nossa fonte de água bruta e nos permite ter uma água de excelente qualidade. E, nesse período de estiagem e baixo volume de água, esse lixo é ainda mais prejudicial. Então a ação contribui para que o rio seja limpo e a gente continue preservando os mananciais”, afirmou o presidente da Caer, James Serrador.

Wagner Santos, participante da Caminhada Ecológica, destacou a relevância da ação. “A importância desse ato é conscientizar as pessoas para que não descartem lixo nas margens do rio, destinem ao lugar correto, para que as futuras gerações tenham oportunidade de encontrar um lugar limpo e adequado para o consumo da água, além de preservar a natureza”, afirmou.

A ação contou com a ajuda de voluntários e de instituições parceiras e teve por objetivo alertar banhistas, pescadores e donos de bares para a necessidade da conservação dos mananciais, além de realizar a retirada de resíduos sólidos das praias, evitando a contaminação dos rios e estimulando a refletir sobre a importância da preservação ambiental.

PROJETOS AMBIENTAIS

Ao todo, cinco projetos ambientais são desenvolvidos pela empresa: Caminhada Ecológica, Educação Ambiental nas Escolas, Caer nos Rios, Reciclar Óleo e o programa Reuse.

Durante todo o ano, o Núcleo de Meio Ambiente (NMA) realiza ações de educação ambiental, visando as boas práticas para desenvolvimento e uso sustentável da água, realizando palestras nas escolas e limpezas das margens dos rios.