Rádio Roraima

AGRICULTURA FAMILIAR E INDÍGENA

Governo de Roraima articula políticas de segurança alimentar com apoio do MDA

Compartilhe:

Foto: Ascom/Seadi

Alinhando estratégias governamentais em favor dos pequenos produtores em Roraima, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) se reuniram nesta quarta-feira, 24, com objetivo de efetivar novos projetos para o setor primário voltados para a agricultura familiar e indígena.

Na oportunidade, o coordenador do MDA, Cassiano Flauzino, debateu com os demais coordenadores da Seadi sobre projetos estratégicos idealizados na gestão atual – também implementados no Plano Roraima 2030 – fomentando o desenvolvimento agroambiental, zoneamento ecológico-econômico, estruturas para produção e comercialização, competitividade industrial, negócios Internacionais e inovação sustentável.

“O objetivo deste diálogo institucional foi estreitarmos parcerias em prol dos agricultores familiares, buscando acordos técnicos, cooperações e sobretudo assegurar informações importantes para atuarmos na ponta, ou seja, com o pequeno produtor na propriedade, porque sabemos o valor de seu trabalho para o país, produzindo comida para todos”, disse Cassiano.

O coordenador Marcelo Hentges ressaltou que as ações do Governo de Roraima colaboram com a estruturação e o desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias no Estado.

“As coordenações na Seadi atuam em total sinergia promovendo grandes projetos, firmando parcerias de cooperação. A secretaria realiza estudos estratégicos de fortalecimento sustentável que buscam desenvolver vários eixos de desenvolvimento do setor primário”, destacou Hentges.

Ele deu como exemplo programas focados na silvicultura, aquicultura e pesca, o Projeto de Grãos, de irrigação e a Lei 215. Além disso, a Seadi tem setores que atuam para fortalecer a bovinocultura leiteira, os polos olerícolas, o extrativismo no Baixo Rio Branco, além do apoio à avicultura artesanal, a consolidação da cadeia produtiva cacaueira no Sul do Estado, bem como a apicultura e da fruticultura.

O coordenador Cassiano Flauzino, reforçou que em todo o Brasil, o MDA vem organizando políticas públicas favoráveis ao setor primário, promovendo o melhor acesso ao crédito rural.

“São ações que ocorrem no âmbito do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], da bioeconomia, do programa Ecoforte, da agrotecnologia, do PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], da Assistência Técnica e Extensão Rural, dos apoios de cooperação e inclusão produtiva, logística, combustíveis, máquinas e equipamentos, insumos e demais políticas do setor primário”, finalizou.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Michel Sales
FOTOGRAFIA: Ascom/Seadi