Rádio Roraima

EXPONDO E ENCANTANDO | Programa Caminhada Literária está com inscrições abertas para escolas da rede estadual de ensino

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Pecali (Programa Caminhada Literária), desenvolvido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está com inscrições abertas para o VIII Expondo e Encantando, um evento que tem por objetivo promover a aprendizagem, valorização e reconhecimento de projetos feitos em salas de leituras e bibliotecas das unidades escolares do Estado de Roraima.

 

Neste ano o evento será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, durante os turnos matutino e vespertino, no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima).

 

Para expor os projetos, as unidades de ensino podem fazer suas inscrições de forma online pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda presencial na sala do Programa Estadual Caminhada Literária, na antiga Escola Princesa Isabel, na avenida Jaime Brasil, 527, Centro.

 

“As inscrições acontecem entre os dias 6 e 14 de novembro. Tanto o mediador de leitura ou representante da escola podem inscrever o projeto presencialmente em horário comercial ou por inscrição on-line. A ficha de inscrição que precisa ser encaminhada foi disponibilizada no grupo de mediadores que temos nas redes sociais”, explicou a coordenadora do programa na Seed, Valdenize Cardoso.

 

Neste ano o tema escolhido foi “Cecília Meireles: Poesia e a força transformadora da palavra”. A ideia é que a programação conte com um número expressivos de trabalhos que se dividem entre apresentações de slides apresentando experiências exitosas durante o ano letivo ou apresentações lúdicas e artísticas (música, vídeos, peças teatrais, esquetes) com um limite de alunos limitado por escola. Cada trabalho terá duração máxima de dez minutos para apresentação.

 

“A escola participante precisa se preparar para desenvolver a apresentação do trabalho durante os 10 minutos estipulados para poder comer o maior número de escolas possíveis dentro dos dois dias de Expondo e Encantando. Todas as orientações sobre as apresentações estão no manual disponibilizado aos mediadores de leitura e gestores escolares”, complementou a coordenadora.

 

O Evento é realizado pelo Programa Estadual Caminhada Literária, da Divisão de Projetos Especiais, Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais, que há 15 anos vem promovendo o incentivo à leitura por meio de assessoria pedagógica aos espaços leitores.

 

ESCOLHIDA

 

Cecília Meireles nasceu em 07 de novembro de 1901 no Rio de Janeiro. Foi jornalista, pintora, poeta, escritora e professora. A autora é um nome de destaque no modernismo brasileiro, considerada por muitos a melhor escritora do país.

 

PECALI

 

O programa Estadual Caminhada Literária foi criado em 2008 pelo Governo de Roraima por meio da Seed para desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.

 

São desenvolvidas formações continuadas aos mediadores de leitura, servidores que atuam nas salas de leitura e bibliotecas em encontros mensais e oficinas pedagógicas, assim como periodicamente realizam eventos literários como o “Expondo e Encantando”.