DIA MUNDIAL | Neuropediatra do Estado explica desafios para famílias e crianças afetadas por mielomeningocele e hidrocefalia

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Mielomeningocele e Hidrocefalia. Muitas famílias enfrentam desafios significativos quando os filhos são diagnosticados com mielomeningocele e a hidrocefalia relacionada a essa condição.

A mielomeningocele é um defeito do fechamento da coluna vertebral e da medula espinhal que ocorre nas primeiras semanas de gestação. Quando um bebê nasce com essa condição, ela pode afetar seus movimentos e algumas funções dos órgãos internos.

Para entender melhor essas questões, a médica neuropediatra do CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), Charlotte Buffi, explicou essas condições e os tratamentos disponíveis.

“Dependendo do local do defeito de fechamento do tubo neural, que é constituído pela coluna e pela medula espinhal, teremos sintomas que variam de acordo com o tamanho e a localização desse defeito”, disse.

A hidrocefalia é uma complicação que atinge crianças com mielomeningocele, e geralmente se desenvolve após o nascimento e requer correção cirúrgica.

“A hidrocefalia ocorre quando a drenagem do líquido intracraniano é prejudicada, seja por obstrução ou aumento da produção desse líquido. Isso pode causar hipertensão intracraniana e sintomas associados”, esclareceu Charlotte.

TRATAMENTO

O tratamento para a hidrocefalia é cirúrgico e envolve uma DVP (derivação ventrículo peritoneal), que cria uma via alternativa para o dreno do líquido intracraniano. A cirurgia pode ser altamente benéfica na melhora da qualidade de vida das crianças afetadas.

PREVENÇÃO

Uma das formas de prevenir defeitos de fechamento do tubo neural e situações que afetam a coluna vertebral e a medula espinhal nas primeiras semanas de gestação é o cuidado pré-natal adequado.

Buffi destacou ainda a importância do pré-natal adequado e com acompanhamento cuidadoso.

“O uso de ácido fólico antes da concepção são essenciais para prevenir a maior parte dessas situações. Embora não seja possível evitar todos os casos, o uso de ácido fólico reduz significativamente o risco”, afirmou.

Em casos em que as condições não puderam ser identificadas precocemente, o atendimento é crucial nos primeiros dias de vida, com o suporte de equipes médicas especializadas, incluindo neonatologistas e neurocirurgiões.