Rádio Roraima

SÓ ESTE ANO | Centro de Referência de Saúde da Mulher contabiliza mais de 52 mil atendimentos em oito meses

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

De janeiro a agosto de 2023, o Governo de Roraima, por meio do CRMS (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin) realizou 52.450 atendimentos às mulheres do Estado.

 

 

Vinculada à Secretaria de Saúde, a unidade oferece 64 serviços para a saúde da mulher, dentre eles: consultas ambulatoriais de ginecologia, mastologia, nutrição, psicologia, medicina fetal, pediatria, neuropediatria, pré-natal de alto de alto risco, pré-natal pediátrico, e um atendimento especializado a mulheres vítima de violência, por meio do programa Reviva Mulher.

 

 

Segundo a diretora da unidade, Marília Pinto, o Centro atende pacientes dos 15 municípios, além de pacientes indígenas, mulheres vindas da Venezuela e da Guiana.

 

 

“O Centro é uma unidade especializada ambulatorial, que trata da saúde das mulheres. É sempre bom considerar que a nossa demanda é cada vez mais crescentes devido ao fluxo migratório e a região de fronteira, gerando um aumento entorno de 10% mensal, só este ano. Tudo isso nos impulsiona a buscar sempre um número maior de profissionais e aperfeiçoar o nosso trabalho”, pontuou.

 

 

A analista fiscal, Luciene Bentes Vieira, 30 anos, é uma das pacientes que fazem uso da unidade. Ela iniciou o pré-natal na atenção básica, mas após verificar que a gravidez era de risco, foi encaminhada para o CRSM.

 

 

“Fui encaminhada do Posto de Saúde para o Centro [de Referência de Saúde da Mulher], depois de descobrir um aumento do líquido amniótico, chamado de polidramnia, ocasionando uma gravidez de risco. Minha bebê nasceu com uma encefalocele basal, e desde então, nós fomos atendidas pela equipe da unidade e toda assistência necessária foi dada a mim e minha filha, só tenho a agradecer”, ressaltou.

 

 

PRÉ-NATAL PEDIÁTRICO

 

Pensando no bem-estar das gravidas e dos bebês, o Centro de Referência de Saúde da Mulher, inaugurou em julho, o atendimento pré-natal pediátrico.

 

A unidade é responsável pela gravidez de alto risco, que engloba as patologias maternas e do feto, que interferem na gestação, no pós parto e na qualidade de vida dos recém-nascidos bebês.

 

A medida visa orientar essas mães de alto risco, com relação as futuras patologias durante a gravidez e após o parto, para que elas tenham conhecimento e preparo para lidar com as possíveis doenças dessas crianças.

 

Os atendimentos são realizados uma vez por semana com especialistas no centro e toda a equipe multidisciplinar.

 

 

 

ATENDIMENTO NOTURNO PARA SERVIDORAS

 

As servidoras estaduais têm acesso em horário especial do Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin, a partir das 18h, de segunda a quinta-feira.

 

 Integram os serviços noturnos a ginecologia geral, mastologia geral, nutrição, dermatologia, fisioterapia, pilates, coleta de preventivo, e havendo a necessidade é feito o exame de ultrassonografia, e fisioterapia em uroginecologia.

 

Para abrir o prontuário, é preciso comparecer ao SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) da unidade durante o dia, das 7h às 18h, com os documentos em mãos, incluindo o cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência, e também um crachá ou declaração do RH (Recursos Humanos) constatando que se trata de uma servidora. A unidade fica na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, Aparecida.