FORTALECENDO A AGRICULTURA | Encontro discute boas práticas da cadeia produtiva do cacau em Roraima

Produtores familiares, estudantes, empresários e técnicos agrícolas estiveram reunidos nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no I Encontro do Polo Cacaueiro de Roraima, no município de Caroebe.

O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), teve como objetivo fomentar a cadeia produtiva do cacau no Estado.

A ação ficou marcada por orientações técnicas, visitas ao campo, palestras e diálogo com os produtores da região, e contou com a presença do representante da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), do Ministério da Agricultura e Pecuária, João Alberto.

Durante o encontro, os participantes adquiriram um amplo conhecimento sobre a orientação da estruturação da cadeia produtiva do cacau, o que contribui para a segurança na exploração da cultura. Isso abrange não apenas as variedades de cacau, mas também as tecnologias aplicáveis e os procedimentos de tratos culturais.

O presidente do Iater, Marcelo Pereira, falou sobre a importância da cadeia produtiva do cacau para o desenvolvimento do Estado e do trabalho executado na região Sul.

“O Governo já apoia a produção, mas agora de uma forma mais ordenada. O Sul do estado tem 480 hectares já implementados. E a partir do mês de novembro iniciaremos a regulamentação para implementar mais 800 hectares, com a parceria de instituições da iniciativa privada, que estão iniciando um trabalho da cultura. Isso significa que o cacau ganha espaço e estruturação para se estabelecer como fonte de renda na agricultura familiar e empresarial de Roraima”, disse,

O produtor de cacau, Matusalém Ferreira, tirou todas as dúvidas durante o evento e acredita no futuro promissor na região. “A iniciativa foi muito boa, interessante o encontro para a gente fortalecer a cadeia do cacau aqui, pois é algo que almejamos há muito tempo, e que não tivemos assistência de outros governos, agora vamos fortalecer isso com mais vigor. Eu acredito que agora vai dar certo”, disse.

“Estou surpreso com todo esse envolvimento que parte do desejo do governador e de todos os envolvidos. A avaliação que eu faço é muito positiva, eu acredito, no meu ponto de vista, principalmente pelo desejo de toda a equipe, que o cacau irá despontar brevemente em Roraima. Será uma nova atividade que vai alavancar o estado”, destacou o representante da Ceplac, João Alberto.

O encontro contou ainda com apoio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e da Prefeitura Municipal de Caroebe, Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), Fundação de Amparo à Pesquisa (Faper) e Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

O POLO

O projeto Polo Cacaueiro do Governo do Estado, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atende mais de 300 famílias de Entre Rios, Caroebe, Baliza, São Luiz e Rorainópolis.

Os produtores familiares recebem assistência técnica do Governo de Roraima, assim como as sementes e insumos necessários para o plantio. Em 2018 o polo recebeu do governo o primeiro investimento no município de Caroebe com o plantio seminal (sementes híbridas de 21 variedades). Hoje, o Estado conta com variedades seminais e clonais, que se encontram em fase de coleta de dados socioeconômico, ambiental e produtivo.

Em janeiro deste ano, o Governo de Roraima entregou 240 mil sementes de cacau híbridas, oriundas da cidade de Medicilândia (Pará), aos produtores do Polo Cacaueiro da região Sul.