Rádio Roraima

QUALIDADE DE VIDA | Saúde do trabalhador no ambiente de trabalho é tema de atividade no Hemoraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Servidores do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), participaram nesta sexta-feira, dia 29, de um evento voltado para a promoção da saúde do trabalhador.

 

Realizada com apoio do Cerest-RR (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), a atividade segue até o dia 04 de outubro, sendo batizada de “Blitz da Ergonomia”. O intuito é orientar os colaboradores em situações de risco, como posturas durante a atividade laboral, utilização dos equipamentos, levantamento e manuseio de cargas e treinamento básico de ergonomia.

 

Segundo o fisioterapeuta e vice-presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Hemoraima, Edson Polazzo, a Comissão tem realizado diversas atividades ao longo deste ano, sempre trabalhando a saúde e bem-estar dos servidores.

 

“Verificamos que tinha muitas queixas, vimos que a questão ergonômica está atrelada ao risco laboral. Pensando nisso, desenvolvemos atividades que envolvam a questão de ergonomia de ajustes”, disse.

 

Polazzo destacou ainda que as atividades serão realizadas gradualmente, em todos os setores do Centro, sem atrapalhar os serviços prestados para a população.

 

“Passamos uma grande quantidade de tempo dentro da unidade, então esses momentos de descontração que vão além do trabalho fazem com que tenhamos mais disposição para trabalhar”, pontuou.

 

Atuando para o Estado como médica infectologista, Leuda Moura ressaltou a importância da atividade. “É importante todos os profissionais participarem, seja quem trabalha no computador ou serviços gerais, que tem repetição de movimento. E também para a nossa saúde mental, tendo uma intimidade melhor com os colegas, brincando e sorrindo, temos que ter esse momento todos os dias”, ressaltou a servidora.

 

Até mesmo os acompanhantes de pacientes em tratamento na Clínica de Hemoterapia da unidade não ficaram de fora. Esse foi o caso do microempreendedor Josias Araújo, de 58 anos, que estava esperando a finalização do atendimento de sua esposa.

 

“A palestrante abriu o meu olhar para que eu comece a praticar os exercícios no meu dia a dia, em casa com a minha esposa. Vou colocar em prática na vida dela também, em nossos momentos de folga”, afirmou.

 

CAMPANHA DE DOAÇÃO

 

Por meio da parceria com o Moto Clube Insanos, o Hemoraima realizará neste sábado, dia 30, uma campanha de doação de sangue em preparação para os feriados prolongados do mês de outubro.

 

A unidade fica localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e estará aberta a partir das 7h30.

 

“O Moto Clube estará aqui, mas convidamos também a população em geral que não puder fazer a sua doação durante a semana pode vir neste sábado. Reserve apenas 20 minutinhos do seu dia para fazer o bem para aqueles que estão precisando de você”, afirmou.

 

Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.

 

Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.

 

Vale lembrar que doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.