Rádio Roraima

Governo de Roraima assina acordos de cooperação técnica com Ministério da Pesca e Aquicultura

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Na manhã desta segunda-feira, dia 25, o governador Antonio Denarium recebeu o ministro da Pesca e Aquicultura, André De Paula e a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, Hilton Xavier, para cumprir agenda em Boa Vista e no município de Iracema.

 

A primeira cerimônia do dia foi realizada no Ginásio de Esportes Hélio Campos, com a assinatura de acordos de cooperação técnica entre órgãos federais e Governo de Roraima. A finalidade é firmar parcerias entre o Ministério e entidades. Todas as Secretarias do eixo desenvolvimento do Governo de Roraima participaram, além de representantes de cooperativas de psicultura e pesca de todo o Estado.

 

“Estou muito feliz em estar aqui, pois acredito nessa parceria. Essa soma de esforços vai fazer com que avancemos no sentido de fortalecer cada vez mais a psicultura em Roraima. Nós temos muito entusiasmo por tudo que vem acontecendo no Estado que mais se desenvolve e cresce no país e que fica cada vez mais forte com os governos Federal e Estadual trabalhando juntos”, afirmou o ministro André de Paula.

 

Na ocasião, foram entregues carteiras de pescador profissional e anunciado que as pessoas cadastradas no programa Bolsa Família também poderão receber o auxílio do Governo Federal para pescadores. Assinaram os acordos o governador Antonio Denarium, o ministro André de Paula, o chefe da Embrapa Edvan Chagas, o superintendente Hilton Xavier, os deputados federais Zé Haroldo, Helena Lima, Albuquerque e os deputados estaduais Eder Lourinho, Catarina Guerra e Lucas Souza.

 

Para o governador Antonio Denarium, esta é a primeira de muitas visitas e muitos benefícios que virão. “Estamos recebendo o ministro para que ele possa conhecer o nosso potencial e as nossas atividades, e com isso trazer melhorias para o nosso Estado. Roraima gera muitas oportunidades, e a valorização dos pescadores é de fundamental importância para o crescimento econômico roraimense.”

 

Em Iracema, o governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), vai entregar 15 barcos, motor de popa tipo rabeta, redes de pesca e caixas isotérmicas para os ribeirinhos que trabalham com a pesca de matrinxã e pacu, fomentando a produção de peixes da região. O investimento é com recursos do Governo do Estado e emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus.

 

Piscicultura e Aquicultura em Roraima

 

A piscicultura em Roraima tem vantagens estratégicas em relação a outras regiões: temperatura da água; ventos e insolação. Em 2017 o Estado produziu 16 mil toneladas de pescado, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura, gerando cerca de R$ 66 milhões que movimentaram a economia roraimense por meio das atividades pesqueira e de aquicultura.

 

Cerca de 98,7% do peixe produzido no Estado é o tambaqui, 70% da produção é destinada para Manaus e o restante é consumido em Roraima.

 

A pesca é uma importante atividade econômica na agricultura familiar. A pesca artesanal, praticada em pequena escala, é uma das principais formas de pesca na agricultura familiar, sendo realizada em rios, lagos, açudes e barragens. Os pescadores utilizam técnicas simples e tradicionais, como redes de pesca, anzóis, tarrafas e armadilhas.

 

Além disso, muitos pescadores complementam a renda com a venda de pescado fresco ou processado, como filés, defumados e conservas. Tudo isso contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que os pescadores têm um conhecimento profundo dos ecossistemas aquáticos e utilizam práticas de pesca sustentáveis, respeitando os períodos de defesa e as espécies em risco de extinção.