Rádio Roraima

SETEMBRO AMARELO | Caer promove manhã de palestra sobre mês de prevenção ao suicídio

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Caer (Companhia de Água e Esgoto de Roraima) realizou nesta quinta-feira, dia 21, uma programação alusiva à campanha nacional do Setembro Amarelo, que esse ano, tem como tema, “Se precisar, peça ajuda!”, voltada para os colaboradores da Companhia.

 

A ação foi promovida pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Caer e ocorreu no auditório Dagmar Ramalho.

 

A programação contou com uma dinâmica laboral com Klycia Rodrigues, coach especialista em Dinâmicas Motivacionais e Interação em Grupo, do Clube do Servidor, da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), além da palestra sobre a importância de buscar ajuda profissional, com as psicólogas Marynara Melo, da Casa Lar da Secretaria de Bem-estar Social e Cleórgina dos Santos, do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Suicidologia Rexistir-Vincular/ Fortaleza-CE.

 

A diretora de Tecnologia e Gestão do Sistema de Água, Anabel Mota, destacou a importância da Empresa cuidar da saúde do colaborador, mantendo um acompanhamento profissional adequado, e mostrando que é possível levar uma vida saudável e produtiva com atividades prazerosas.

 

“A Caer está abraçando a campanha Setembro Amarelo, pois sabe a importância de cuidar dos colaboradores. Nossa gestão preza pela humanização e tendo como base esse conceito, buscamos fazer ações voltadas para o cuidado da saúde dos colaboradores, buscando sempre lembrar, que todos temos a capacidade de ajudar e fazer um pouco pelo seu próximo”, disse a diretora.

 

 

“Em Setembro, vestimos amarelo como sinônimo de esperança e cuidado. Esse mês ainda é visto como um tabu por muitas pessoas, então reforçamos a importância de buscar ajuda, para que a pessoa consiga falar sobre o que está sentindo. Se precisar, peça ajuda, é o tema da campanha de 2023, que incentiva as pessoas a falarem sobre as suas dores e os seus sentimentos, lembrando que existem profissionais para acolher as pessoas que estão precisando”, destacou a psicóloga da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Marynara Melo.

 

 

SETEMBRO AMARELO

 

Dia 10 de setembro é lembrado como dia mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, a Campanha ganhou força em 2015, e que visa sensibilizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

 

O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e busca prevenir casos de suicídio. O Centro disponibiliza canais de comunicação para quem precisa de ajuda e reforça a importância de ter alguém para conversar.

 

Quem precisar, pode ligar para o 188 ou acessar o site cvv.org.br. Tanto o chat da página quanto o telefone, ficam disponíveis para contato 24 horas, todos os dias da semana. O serviço é sigiloso e gratuito.