Rádio Roraima

SEGURANÇA ALIMENTAR | PAA distribui 6 toneladas de alimentos em Roraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), realizou nesta quarta-feira, dia 13, a entrega de seis toneladas de gêneros alimentícios in natura oriundos do PAA-RR (Programa de Aquisição de Alimentos em Roraima).

 

A entrega de 423 kits de produtos aconteceu no Sítio da Bênção, em Boa Vista, beneficiando pessoas carentes registradas nas Associações Desígnio de Deus e Getúlio Souza. O encontro também contou com a presença do governador Antonio Denarium e do secretário Márcio Grangeiro.

 

“Em Roraima, mais de 180 entidades recebedoras já foram atendidas com o PAA-RR. E somente esse ano, mais de 115 mil quilos de produtos saudáveis já foram distribuídos, totalizando um investimento aproximado de R$ 722 mil”, destacou Denarium.

 

O PAA Estadual é um projeto emblemático promovido pelo Governo de Roraima solidificando a excelência de resultados com o produtor rural, além do reforço na nutrição de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

 

“Com o PAA-RR, o governo tem trabalhado de forma sistemática gerando resultados para quem precisa comercializar seus excedentes e quem necessita se alimentar”, reforçou Márcio Grangeiro.

 

Em Roraima, a equipe do PAA-RR tem atuado na base, também com a parceria do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que recebe os produtos e distribui para as entidades cadastradas. “Esta nova produção é parte da colheita da Coopana [Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia], que trouxe alimentos agroecológicos frescos e saudáveis da Agricultura Familiar com destino às associações carentes Desígnio de Deus e Getúlio Souza”, afirmou a coordenadora Yoná Suanny.

 

Para Valéria Lopes, coordenadora da Associação Desígnio de Deus, o PAA contribui com 200 pessoas cadastradas no projeto. “Aqui, lidamos com famílias que enfrentam dificuldades econômicas e demais necessidades, também realizamos oficinas profissionalizantes que estimulam novas perspectivas de trabalho. E há dez anos trabalhando com apoio do PAA, percebemos na atual gestão um governo verdadeiramente humanitário com a população de baixa renda, onde muitas vezes os chefes de famílias são as mães”, complementou.

 

PAA-RR

 

O PAA-RR fortalece as redes de comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar e Indígena por meio do associativismo e cooperativismo, promovendo inclusão social, econômica e sustentabilidade produtiva. Parte da produção agrícola de frutas, hortaliças, grãos, poupas, legumes, verduras, além de alimentos agroecológicos frescos e saudáveis, são comprados pelo Governo do Estado que doa para escolas e associações sem fins lucrativos, que oferecem condições de dignidade às pessoas com vulnerabilidade social, como a Anjos de Luz, Desígnio de Deus, Dente de Leite e outras.