Rádio Roraima

INCENTIVO A CULTURA | Governo de Roraima empossa novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Na noite de segunda-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria da Cultura e Turismo), empossou os novos 11 integrantes do Conselho de Cultura do Estado de Roraima.

 

Os novos integrantes passam a representar o Conselho Estadual de Cultura para o mandato 2023 – 2027.

 

Em cerimônia realizada no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, o governador Antonio Denarium destacou que é um momento importante em que a cultura e as tradições de Roraima são valorizadas.

 

“Toma posse o novo Conselho de Cultura do Estado, que é composto por 11 pessoas escolhidas por todos aqueles que fomentam a cultura no estado. É o governo valorizando essa área importante para todos nós”, afirmou Denarium. 

 

O secretário-adjunto da Secult, Jaffé Oliveira, explicou que o Conselho de Cultura é a representação da sociedade civil juntamente com o poder público, na construção de políticas públicas do setor cultural.

 

“Para a cultura roraimense, a posse representa um grande avanço com o Conselho renovado. Juntos, construiremos um setor mais forte, unido e com ações que fazem a diferença na vida da sociedade”, afirmou Oliveira.

 

Tomando posse pela terceira vez como conselheiro de Cultura, o professor Aimberê Freitas, enfatizou o apoio à cultura e a missão história de fomento à cultura.

 

“Nós passamos, mas a cultura sempre fica. Lidar com esse setor é difícil, porque cabe a nos opinar, sugerir e aconselhar. Para que haja cultura, é preciso que os roraimenses, e os que chegam aqui, amem Roraima. É preciso que haja amor e união. Essa é a nossa missão!”, ressaltou Freitas.

 

Também empossada, a nova conselheira de Cultura, Petita Brasil, destacou a ansiedade em representar a sociedade.

 

“É uma grande responsabilidade porque existe a expectativa de todo o celeiro cultural de Roraima. Espero representar muito bem todos nós. Trago em minha bagagem, 70 anos desse contexto cultural e artístico roraimense”, explicou Petita.

 

 

SOBRE O CONSELHO

 

O Conselho Estadual de Cultura de Roraima, previsto no Artigo 161 da Constituição Estadual, foi criado em 1993, e atua de forma consultiva, normativa, fiscalizadora e deliberativa, orientando e coordenando as políticas e atividades culturais do Estado. A entidade também é responsável por auxiliar na proteção e conservação do patrimônio cultural de Roraima.