Rádio Roraima

SAÚDE OCULAR | Governo do Estado realizou quase 11 mil consultas oftalmológicas em 2023

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Nesta segunda-feira, 10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, data criada com o intuito de alertar a população para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares

 

Em Roraima, segundo dados da Sesau (Secretaria de Saúde), quase 11 mil consultas oftalmológicas foram realizadas no primeiro semestre de 2023, sendo 7.080 atendimentos na Clínica Médica Especializada Coronel e 4.718 consultas por meio do programa Saúde Itinerante.

 

O médico oftalmologista da rede estadual de saúde, Marcelo Batista, ressalta a necessidade das pessoas em estarem atentas a qualquer sinal de problemas com a visão.

 

“Em caso de baixa de visão, visão embaçada, dor ocular, olho vermelho, irritação ou coceira nos olhos, deve-se procurar imediatamente o médico oftalmologista. Fora isso, é muito importante fazer consultas regulares, independente de ter sintomas ou não”, reforçou.

 

PREVENÇÃO

 

De acordo com Batista, os cuidados com os olhos são importantes desde o nascimento. Esse processo tem início com a realização do teste do olhinho, um exame que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

É por meio dele que é possível detectar uma série de doenças oculares, como catarata, retinoblastoma, glaucoma, entre outros.

 

“É imprescindível que se faça exames regulares, uma vez ao ano, porque nessas consultas podem ser detectadas algumas alterações, sem sintomas, e que podem ser tratadas com antecedência de forma precoce podendo evitar uma possível cegueira”, alertou.

 

O médico ressalta ainda a necessidade de usar óculos escuros para se proteger da radiação ultravioleta, principalmente em Roraima que possui grande incidência de raios solares.

 

“É importante usar sempre óculos escuros de ótica, nunca usar esses de camelô ou que são vendidos de forma informal porque eles não protegem a visão, eles são apenas uma película”, explicou.

 

O oftalmologista indica ainda o uso de óculos de proteção em outras atividades de casa ou de trabalho, como cortar a grama, usar solda elétrica ou mesmo pregar um quadro na parede. A falta de cuidados em casos como esse pode agravar para uma cegueira.