Rádio Roraima

QUEM PAGA A CONTA? | Escolas estaduais apresentam resultados de projeto de uso e reuso de água

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Nesta quarta-feira, 14, escolas estaduais da capital apresentaram os resultados do projeto “Uso e reuso da água na escola”. Quem paga a conta?”, lançado em março pelo Governo do Estado por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima).

 

O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima. Estiveram presentes o secretário-adjunto da coordenação dos colégios militarizados estaduais, José de Souza, o diretor-presidente da Caer, James Serrador, a diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) Rosilda Garcia, a chefe da Diab (Divisão de Educação Ambiental e Temáticas) Naiva Pereira, gestores, professores e alunos das escolas participantes.

 

Foram 16 escolas que participaram do projeto piloto apresentaram resultados positivos. Mais de 14,9 mil estudantes participaram ativamente do projeto. As escolas diminuíram consideravelmente o valor da conta de água após adotarem estratégias do uso consciente pela comunidade escolar.

 

“Com o projeto, mostramos a grande transformação da cultura do uso da água nas escolas evidenciando as ações dentro do contexto educacional. Precisamos mobilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da água”, disse a diretora de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed, Rosilda Garcia.

 

O presidente da Caer, James Serrador, explicou que o projeto é uma semente plantada pelo governador Antonio Denarium, percebendo o alto valor das contas de água nas escolas estaduais.

 

“Estou satisfeito com o resultado das escolas, com redução significativa do consumo de água. Revisar as instalações hidráulicas, fazendo a participação efetiva dos alunos, fazendo o uso racional da água mostra o zelo pelo recurso público”, disse o diretor-presidente da Caer.

 

Em três meses de projeto, houve uma diminuição substancial do consumo da água e das infiltrações em torno dos prédios escolares.

 

Dentre as unidades de grande porte (com mais de 2 mil alunos), o Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante foi a que mais conseguiu economizar na conta de água com uma diferença de mais de 82% da primeira para a última conta analisada no projeto seguindo das Escolas Estaduais Jesus Nazareno de Souza Cruz, Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, Dom José Nepote e Oswaldo Cruz.

 

A ação é uma iniciativa do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e é desenvolvida em 16 escolas da capital, sob coordenação da Divisão de Educação Ambiental.

 

O PROJETO

 

A primeira etapa ocorreu no lançamento quando as equipes gestoras das escolas participantes organizaram os projetos que hoje são desenvolvidos. Junto a esse planejamento a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, parceira da iniciativa, realizou palestras educativas sobre o tema.

 

No mês de abril, a equipe da Divisão de Educação Ambiental acompanhou as escolas e entregou as contas de água do mês de março para observação do consumo. 

 

Durante o mês de maio, terceira etapa, novamente ocorreu o monitoramento e entrega das contas de água do mês de abril.