Rádio Roraima

LEI PAULO GUSTAVO | Governo de Roraima participa de evento de construção e execução de lei com fazedores e dirigentes locais da cultura

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Encerrou nesta segunda-feira, 29, o Encontro Estadual de Dirigentes e Fazedores de Cultura de Roraima. A realização do evento recebeu apoio do Governo, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) no processo de construção e execução da Lei Paulo Gustavo.

 

A conferência ocorreu na Assembleia Legislativa com a jornada de oficinas técnicas sobre a LPG, que destinará mais de R$ 25 milhões para serem investidos na cultura em todo Estado.

 

O encontro contou com apresentações culturais regadas a música, capoeira, teatro e dança, o secretário interino da Secult (Secretaria da Cultura e Turismo), Jaffé Oliveira, e a coordenadora da Diretoria de Assistência Técnica dos Estados e Municípios, Natália Leitão. Como representante do MinC (Ministério da Cultura), ela explicou que a conferência é importante porque acompanha de perto a construção e a execução da Lei Paulo Gustavo nos entes federativos.

 

“Desde o início da recriação do MinC foi uma prioridade da ministra Margareth Menezes estar próxima aos Estados e municípios do Brasil, sejam grandes ou pequenos. Roraima vai receber, no total, mais de R$ 25 milhões, e queremos estar próximos e não apenas fazer o repasse, mas garantir a execução em todo o processo de implementação da lei”, destacou.

 

Leitão, explicou que esse movimento dos Estados e municípios junto ao Ministério da Cultura será um ganho para a sociedade.

 

“A LPG prevê esse fomento e repasse do recurso. O objetivo é que chegue nos fazedores e de cultura e o objetivo final é chegar a cultura para a população brasileira. Então, acredito que por meio do fomento garantimos não só a valorização dos artistas e dos fazedores de cultura, dos bastidores e todo mundo que faz cultura, mas também que mais cultura chegue à população brasileira”, reforçou.