Rádio Roraima

EM BRASÍLIA | Assinado Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo de Roraima, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), reforçará ainda mais as ações de defesa agropecuária, visando o fortalecimento do agronegócio em Roraima. A medida está amparada no Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPP-SUASA), assinado recentemente em Brasília.

 

O Plano opera em conformidade com os princípios e definições da sanidade agropecuária, incluindo o controle de atividades de saúde, sanidade, inspeção, fiscalização, vigilância e educação dirigidos à produção, processamento e comércio de animais, vegetais, produtos e insumos da agropecuária.

 

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, destacou que Roraima, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo foram Estados pioneiros como participantes da iniciativa. “O Plano tem o objetivo importante de unir os sistemas de fiscalização e inspeção agropecuária a fim de unificar as ações visando a melhoria dos serviços”, disse.

 

Conforme ele, com essa iniciativa teremos a possibilidade de melhorar a produção local, oferecer à população produtos que tenham ótimas condições de serem consumidos, além de permitir que os produtores possam, por meio de práticas de excelência, ter cada vez mais acesso a mercados exigentes.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o PPA-SUASA é estruturado nas dimensões estratégica, tática e operacional, onde as agências estaduais irão trabalhar em dez áreas temáticas que compõe as atividades da defesa agropecuária.

 

O Plano tem ações na proteção da saúde animal e da sanidade vegetal, a idoneidade dos insumos e qualidade dos serviços agrícolas e pecuários, segurança, qualidade e identidade dos produtos de origem animal e vegetal destinados aos consumidores, gestão da defesa agropecuária e SUASA, suporte laboratorial agropecuário, vigilância agropecuária internacional e gestão corporativa.

 

Outras Agendas em Brasília

 

Marcelo Parisi, acompanhado pelos fiscais agropecuária da Aderr Ana Nóbrega e Hugo Bandeira, visitou a Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal, onde foi abordado avanços no controle e combate a mosca da carambola. Também foram discutidos novos calendários para o vazio sanitário, visando melhorar as ações de proteção das lavouras de soja.

 

Foi visitado o Departamento de Qualidade do Serviço Veterinário Oficial onde foi debatido a questão da auditoria realizada em setembro de 2022. O objetivo foi obter o resultado final, que deve ser entregue pelo MAPA nos próximos dias.

 

Em Brasília também teve início o primeiro Seminário de Educação Sanitária onde foram apresentadas estratégias para fomentá-la no país. No evento participam colaboradores da Aderr com intuito de aprimorar o conhecimento, melhorar a didática a fim de levar informações precisas para a população.