VALORIZAÇÃO CULTURAL | Exposição de artesanato marca início da Semana dos Povos Indígenas em Roraima

Começou nesta segunda-feira, 24, a Semana dos Povos Indígenas de Roraima com programação especial na sede da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), localizada dentro do Parque Anauá, em Boa Vista. Com apresentação de danças, exposição e comercialização de artesanato, palestras e entrega de carteiras de artesãos, a programação segue até sexta-feira, 28.

A cerimônia de abertura contou com a presença de lideranças indígenas de diversas comunidades, servidores da Sepi e representantes do Eixo Agro, criado pelo Governo de Roraima para fomentar e fortalecer a agricultura familiar e indígena no Estado.

“Estamos trabalhando todos os dias para valorizar os povos indígenas, seja na agricultura familiar, na educação, no social e na saúde, sempre mantendo um canal aberto de diálogo, consultando e levando em consideração as experiências deles. Vamos continuar trabalhando em parceria para que possamos oferecer ainda mais benefícios para todos”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

Para o prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto de Souza, que também é tuxau de comunidade do município, a programação organizada pela secretaria estadual reflete o cuidado com os povos originários.

“Nasci na comunidade Pedra Branca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e vejo hoje o apoio do Governo aos povos indígenas com muita alegria. É de muita importância esse momento em que se comemora o dia dos povos indígenas em Roraima e no Brasil”, complementou o prefeito.

De acordo com o secretário dos povos indígenas Terêncio Tadeu de Lima, durante toda a semana a sociedade terá uma demonstração de vários serviços executados para esse público, além de ser uma oportunidade para as comunidades apresentarem a cultura, artesanato, dança e ter acesso a programas sociais do governo em cada departamento.

“O projeto de grãos é um dos exemplos do interesse do governo em fortalecer a produção agrícola indígena em Roraima, e ter essa união das secretarias do estado do eixo Agro é a garantia de desenvolvimento nas áreas produtivas levando sustento para famílias que vivem da produção”, ressaltou.

A Pajé do município de Cantá, Vanda Domingos da Silva, que realizou o ritual da purificação na abertura do evento, se emociona ao ver celebrações como essa.

“Esse momento está trazendo muita alegria, pois estamos mostrando nossa dança, e acredito que momentos como esse vão dar mais coragem para gente manter nossa cultura, pois a cultura somos nós, cada um de nós, e em nome dos povos indígenas parabenizo o estado que dá essa oportunidade para que a gente possa mostrar o nosso material que é rico e quem quiser poder conosco conhecer e adquirir um pouco da nossa riqueza”, agradeceu.

Governo tem reforçado ações estratégicas para valorizar cada vez mais os povos indígenas

No dia dos povos indígenas, comemorado na semana passada, o governador Antonio Denarium sancionou a Lei n° 1.818, que alterou o nome da Secretaria do Índio para Secretaria dos Povos Indígenas. A nova nomenclatura é um reconhecimento da importância dos povos indígenas nas políticas públicas adotadas pelo governo estadual.

Em 2020, o Governo iniciou as tratativas para implantar o Projeto de Grãos. Em 2021, foram feitas as primeiras plantações dos grãos com 800 hectares plantados em 52 polos de produção. No cultivo desses grãos, foram colhidas 16 mil sacas de milho e 272 sacas de feijão caupi. Com o sucesso do projeto, o governo do estado ampliou a área plantada nas comunidades indígenas, chegando a 1.500 hectares.

Atualmente são 118 polos de produção de feijão caupi e milho, contemplando 1.418 famílias que atuam com a agricultura familiar indígena. Os polos de produção ficam em comunidades dos municípios de Pacaraima, Uiramutã, Normandia, Amajari, Boa Vista, Cantá, São João da Baliza e Alto Alegre. Além disso, o governo oferece aos povos indígenas toda a logística, com insumos e assistência técnica aos pequenos produtores.  Em 2023, a expectativa é ampliar para 2.000 hectares a área plantada nos polos de produção.

NOVOS PROJETOS

Para garantir a segurança alimentar, a produção de proteína animal e a garantia de renda dentro das comunidades indígenas, o governo iniciou em 2022 o Projeto de Piscicultura, que atende os povos indígenas com o envio e introdução de alevinos em tanques escavados e enlonados por meio da secretaria dos povos indígenas. O projeto distribuiu alevinos e ração para 34 polos de produção, com mais de 85 mil alevinos introduzidos nos tanques e mais de 7.300 sacas de ração distribuídas, beneficiando 340 famílias indígenas de forma direta e 1.000 pessoas de forma indireta.

Já o projeto de avicultura distribuiu mais de 20 mil aves para as comunidades indígenas, com ração de crescimento e terminação. São 96 polos em 85 comunidades atendidas com o projeto, contemplando 960 famílias no ano passado nos municípios de Pacaraima, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Uiramutã e Boa Vista.

As comunidades ganharam também o projeto de hortas, plantas medicinais e pimenta. A iniciativa concilia o conhecimento tradicional com o conhecimento técnico convencional, oportunizando matéria prima para a elaboração dos remédios usuais, xarope, pomadas. O projeto atendeu 60 famílias indígenas e, indiretamente, 180 pessoas foram beneficiadas.