Rádio Roraima

POLÍCIA NA ESCOLA | Operação do Governo de Roraima reforça presença policial em escolas e mantém tranquilidade em unidades de ensino

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Operação Polícia na Escola, lançada pelo Governo de Roraima para garantir mais segurança no espaço escolar, foi aprovada pela comunidade. A operação integra as ações de enfrentamento a atos de violência registrados nos espaços educacionais nos últimos dias.

 

A portaria que oficializa a operação que vai garantir a segurança e a integridade física de alunos, professores, funcionários e colaboradores da rede pública e privada do Estado de Roraima foi assinada pelo governador Antonio Denarium na segunda-feira, 17.

 

“Determinei a atuação da Polícia Militar nos colégios da nossa capital e interior, unidades públicas e particulares, do início ao final das aulas. É o primeiro programa de segurança ostensiva nas escolas de Roraima que leva mais tranquilidade para os alunos, pais e professores”, declarou o governador Antonio Denarium.

 

Para o gestor da Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, George Areb, a presença de guarnições da PMRR (Polícia Militar de Roraima) traz mais tranquilidade para todos. A unidade está localizada no bairro Silvio Leite, em Boa Vista.

 

“Tanto os alunos como os servidores, se sentem mais seguros com a presença da polícia. Os policiais também acabam participando das nossas atividades pedagógicas e culturais e com isso, de forma integrada, vamos fazendo o processo educacional acontecer”, disse Areb.

 

EFETIVO

 

A operação do Governo de Roraima promove a presença ostensiva da PMRR com 258 policiais destacados para prevenir e reprimir qualquer ato ilícito que comprometa a segurança da comunidade escolar, tanto nas unidades de Boa Vista como no interior do Estado. As viaturas estão circulando nas 59 escolas da capital e os policiais estão dentro das unidades escolares.

 

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Keren Santana, estuda na Escola Estadual Gonçalves Dias, localizada no bairro Canarinho, e disse que saber que os policiais estão na porta da escola gera um sentimento de proteção.

 

“Eu me sinto mais segura, porque penso que tem pessoas que realmente sabem como proteger os outros. Eu percebo que realmente eles vão proteger a gente. Não é a gente que tem que se proteger sozinho”, disse Keren.

 

Já a estudante Emilly Vitória Souza, também da Escola Gonçalves Dias, afirmou que o fato de efetivos da Polícia Militar estarem na unidade pode intimidar e coibir atos de violência.

 

“A gente se sente mais seguro e acho que a pessoa não vai ter coragem de fazer nada sabendo que tem uma segurança a mais”, disse.

 

Com a operação, a Polícia Militar mantém um canal de comunicação permanente com as direções das escolas, e atua em cooperação com os gestores, respeitando a autonomia pedagógica e administrativa de cada escola.

 

A ideia também é promover a integração entre Polícia, comunidade escolar e sociedade por meio de ações preventivas, palestras educativas, visitas e reuniões.

 

“O reforço da polícia na escola para nós é muito bom, tanto para os alunos, quanto para os servidores. É um serviço importante porque deixa uma tranquilidade para gente e eu espero que continue por um bom tempo”, finalizou Marlene Israel, administradora da Escola Gonçalves Dias.