40ª EXPOFERR – Repentista anima público na Praça de Alimentação

190
O repentista Edivan Ricardo trabalha com repente desde os 10 anos de idade e já frequentou eventos agropecuários em todo o Brasil

ISAQUE SANTIAGO
Foto: Fernando Oliveira

“Se o cabra estiver meio triste, com a tristeza no pé. Se quiser gastar dinheiro vem aqui pra Expoferr, que daqui sai com duas coisas, com despesa e com mulher. É aqui que o homem é muito mais classificado, não importa a condição, nem origem de estado. Se for mulher se apaixona e homem volta apaixonado”. Com esses versos, o repentista José Gonçalves Filho, mais conhecido como Edivan Ricardo, anima o público que passa pelas praças de alimentação da 40ª Expoferr (Exposição Feira Agropecuária de Roraima).

Nascido na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, Edivan está em Roraima desde o início da década de 1990. Com 60 anos de idade, ele se dedica ao repente desde os 10 anos. “Meu pai foi repentista e foi por meio dele que iniciei quando ainda era criança. Tenho dois irmãos que são profissionais e um que é amador, mas também canta. Venho nessa caminhada há 50 anos”, relatou.

Em Boa Vista, ele se divide entre duas profissões, a de repentista e de cabeleireiro. “Durante a semana estou no salão e nos finais de semana, quando há convites e contratos, me apresento como repentista. Trabalhamos com cantoria de mesa e de convite. Quem se interessar é só me procurar nas praças de alimentação e pedir que faço um repente”, afirmou.

O repentista já tem experiência nesse tipo de evento. “Sempre ando em feiras agropecuárias Brasil afora. Já estive no Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Piauí, Ceará e Bahia. Em todo lugar onde tem exposição eu vou, cantando de mesa em mesa. Quem ainda não veio na Expoferr venha e confira esse evento maravilhoso e não perca a oportunidade de ouvir um repente”, convidou.

PROGRAMAÇÃO – A Expoferr segue até o dia 15 de outubro. Nesta terça-feira, dia 10, a programação começa logo pela manhã com clínicas tecnológicas das 8 horas às 12h. No mesmo dia também será realizado o primeiro leilão da 40ª Expoferr. Às 21h, a dupla Rubens e Rayane cantam no palco alternativo e as bandas Ellos e Pé no Chão se apresentam no Palco Forró, às 22h e às 00h, respectivamente.