Rádio Roraima

Forças de Segurança participam de curso de pilotagem de drone

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Termina sexta-feira, dia 14, o curso de pilotagem de drone/RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems) Classe 3. As atividades foram ministradas nas instalações da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), entre os dias 10 e 14 de abril, e teve carga horária de 44 horas.

 

A capacitação faz parte da parceria entre o Governo do Estado com o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). O objetivo do curso é otimizar a capacidade das forças de segurança no monitoramento e identificação de ilícitos, bem como nas operações em todo o Estado.

 

Além disso, o treinamento permitiu aos participantes operarem drones em simulações de atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento, voos noturnos, além do estudo da legislação aeronáutica.

 

O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Ellan Wagner, ressaltou a importância do adestramento no combate aos crimes ambientais no Estado.

 

“A capacitação de pilotagem e operação de drone advém de um acordo de cooperação que está sendo firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e o Censipan. Pretendemos com isso formar operadores das forças de segurança a fim de combater crimes ambientais. Isso demonstra a importância e atenção que o Governo tem desprendido com relação a essa temática, hoje, tão em foco no nosso estado” destacou.

 

A habilitação contou com a participação de agentes integrantes da Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Casa Militar e Secretaria de Segurança Pública.

 

Ainda de acordo Wagner, a parceria vai possibilitar a realização de ações futuras com uso de novos exercícios.

 

“Esse é um dos primeiros cursos que vão ser executados através desse acordo de cooperação entre o estado e o Censipam. Então a gente pode esperar um nível muito alto e um desenvolvimento de ações mais concisas das forças de segurança, para defesa do nosso território” reforçou.