Rádio Roraima

RÁDIO ESCOLA | Colégio Maria dos Prazeres Mota lança rádio voltada à cidadania da comunidade escolar

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Os alunos do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Professora Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Tereza, contam agora com uma rádio escola a serviço da cidadania e das boas práticas realizadas na instituição. O evento de inauguração ocorreu no pátio da eascola, na manhã desta segunda-feira, dia 10.

 

Participaram do evento da “Rádio MPM” o presidente do TJRR (Tribunal de Justiça do Estado de Roraima), o desembargador Jésus Nascimento, a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Nildete Melo, os gestores administrativos e pedagógicos do colégio e toda a equipe da Justiça Comunitária do tribunal.

 

“Quero parabenizar o colégio por ter sido contemplado com este importante projeto e salientar que por se tratar de um projeto piloto, logo será referência e será solicitado para as outras escolas”, destacou a diretora Nildete Melo.

 

Desde 2008, a rádio na escola, que era utilizada basicamente para divertir os alunos durante o intervalo, estava desativada. Com o apoio do TJRR, um computador e o software de programação musical e informativa foram cedidos ao colégio que já possuía toda a aparelhagem de som. Um estúdio foi montado para os momentos de entrevistas e informes ao vivo.

 

Emilly Lorrany Cruz, estudante do colégio, diz estar empolgada com a oportunidade de participar de uma rádio. O seu objetivo é levar informação de qualidade aos seus colegas e expandir conhecimento.

 

“Neste ano, a rádio está bem organizada, gostei bastante, ainda mais com a parceria com a Justiça Comunitária. Quero trazer informações sobre ciências, tecnologia. Meus colegas se dividiram para levar os mais variados conteúdos”, disse a aluna.

 

Ela faz parte do time de 20 alunos que vai comandar a programação em seis horários durante o dia letivo, que conta ainda com o estudante Rubervan Oliveira, que participa de um projeto de rádio na escola pela primeira vez. Sua expectativa é grande, mas está confiante.

 

“Eu nunca tive experiência, mas quero buscá-la. Ciências e tecnologias, um dos assuntos mais falados do momento e dentro da ciência quero compartilhar sobre astronomia, o que temos ao redor do planeta, para que os alunos se sintam interessados”, completou Rubervan.

 

A “Rádio MPM” é uma iniciativa da Seed, em parceria com o programa Justiça Comunitária do TJRR, coordenada pelos professores Marcos Monte e Eliete Medrado, tendo como mediador do programa Januário Barbosa.

 

O PROJETO

A Rádio MPM foi iniciada em meados de 2008, foi retomada em 2016, funcionando até 2018 e, após uma longa pausa, foi retomada com a ajuda dos professores, alunos e a parceria com o TJRR.

 

“Agora, retornamos com força total com a ideia de fazer comunicação, entretenimento, informação para a comunidade escolar e, posteriormente, para a comunidade em geral, com a instalação da rádioweb”, disse o professor coordenador das turmas da manhã, Marcos Monte.

 

Para a escolha do colégio, a Justiça Comunitária levou em consideração o relacionamento entre a comunidade escolar. Ao longo de diversas palestras realizadas em instituições de ensino, chegaram à conclusão de que a integração entre os estudantes seria a melhor solução para mediar conflitos.

 

“Quando nós começamos a trabalhar o protagonismo juvenil dentro do nosso conteúdo, mostramos que os alunos podem trabalhar assuntos variados dentro da instituição, para a melhoria dos relacionamentos internos e externos. Dentre todos os projetos apresentados, o de rádio escola foi o que os alunos mais gostaram”, disse o mediador da Justiça Comunitária, Januário Barbosa.

 

CAPACITAÇÃO

O intuito é estimular o protagonismo estudantil e fazer da rádio um espaço democrático. Para manusear a rádio, os alunos participantes realizaram um curso de capacitação com carga horária de 20h.

 

Durante o evento de inauguração da rádio, os alunos receberam a certificação de conclusão.