Rádio Roraima

ELEIÇÃO CONSELHO DE CULTURA | Secult estende prazo para inscrição de participantes

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Secult (Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Roraima) estendeu até o dia 10 de abril, o prazo para que participantes da sociedade civil possam se inscrever e se candidatar nas próximas eleições do Conselho de Cultura.

 

A medida atende ao pedido feito por integrantes do Conselho de Cultura, para que todos tenham condições de participarem.

 

“Algumas pessoas estavam com dificuldade em realizar a homologação do cadastro, que é pré-requisito, tanto formar o colégio eleitoral, quanto para candidato”, explicou o diretor de Promoção Cultural da Secult, Enos Almeida.

 

Além de poder se inscrever, o candidato poderá compor a comissão de fiscalização das eleições do Conselho de Cultura. A ampliação do prazo garante que a prerrogativa de eleições pela sociedade civil organizada aconteça com a deliberação a partir dos próprios candidatos, e não de uma indicação de governo.

 

“Nós resolvemos estender o prazo porque é importante que os artistas, os candidatos à vaga tenham a possibilidade de se inscrever no colégio eleitoral e como candidato. Também é fundamental que exista um colégio eleitoral de 20 pessoas inscritas, previamente, para que haja o pleito, caso contrário vira uma prerrogativa de indicação do Governo do Estado”, declarou Almeida.

 

Para melhor comodidade os candidatos podem encontrar o link de inscrições aberto na Bio da página do Instagram da Secult, ou basta clicar no endereço https://linktr.ee/secultroraima, e se cadastrar.

 

CRONOGRAMA

 

Ainda conforme Almeida, mesmo com a extensão, não haverá alterações no cronograma das eleições e posse dos candidatos.

 

“Conseguimos manter o cronograma sem alterar nenhuma data a partir dessa nova convocação, até porque as eleições estão previstas para os dias 18 e 19 de abril. Então, como é tudo de forma online, a gente acredita que não teremos nenhum atropelo”, detalhou Enos Almeida.