Rádio Roraima

MAIS TECNOLOGIA | Governo de Roraima entrega câmeras corporais e armamento às forças de segurança estaduais

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo do Estado, por meio da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), realizou nesta terça-feira, 04, solenidade para entrega de câmeras corporais que serão utilizadas pelos servidores que integram as Forças de Segurança de Roraima. O investimento soma mais de R$ 6 milhões.

 

A solenidade, realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, contou com a presença do vice-governador, Edilson Damião e do senador por Roraima, Mecias de Jesus e demais autoridades.

 

O uso das bodycam é um projeto piloto no Estado. De acordo com estudos, as câmeras reduzem a resistência de pessoas que estão sendo presas, detidas ou abordadas e dão mais transparência e fidelidade as operações e ações policiais.

 

Grande parte das Polícias Militares dos Estados Brasileiros e Distrito Federal estão aderindo ao uso desse tipo de câmera no uniforme do policial para inibir abusos dos policiais em suas ações ou mesmo para garantir sua defesa, em caso de acusações indevidas.

 

A Polícia Militar recebeu cinco kits de câmeras corporais, totalizando 40 câmeras; o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), 68 câmeras; o Corpo de Bombeiro Militar, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil receberam um kit cada, totalizando oito câmeras para cada instituição.

 

O vice-governador Edilson Damião afirmou que os investimentos do Governo do Estado consolidam as atividades já realizadas, garantindo cada vez mais segurança aos cidadãos que vivem em Roraima.

 

“Desde o início da gestão, o Governo vem investindo fortemente na segurança pública e a prova disso é o maior número de homens e mulheres convocados para a Polícia Militar, e agora nós estamos fazendo importantes aquisições de equipamentos, como as câmeras acopladas aos policiais, além de munições, computadores e demais itens, com a  contribuição de emendas dos parlamentares estaduais e federais, e do Ministério da Justiça”, enfatizou Damião.

 

Conforme ele, a população de Roraima é a maior preocupação para o Governo do Estado e por isso os investimentos em segurança. “Somos gratos ao excelente trabalho que as nossas forças de segurança vem realizando”, ressaltou o vice-governador.

 

O secretário de Segurança Pública, coronel Edison Prola destacou a importância da implantação do equipamento para o Estado. “É uma nova tecnologia que vai dar mais segurança à sociedade e também aos agentes de segurança pública. É a vanguarda da segurança pública e hoje Roraima se associa aos grandes Estados da Federação, que já fazem uso das câmeras corporais. Sem dúvida, é um momento histórico, um marco para a nossa segurança pública”, destacou.

 

Cel Prola lembrou ainda que o Governo do Estado vem fazendo importantes investimentos para oferecer mais segurança à população. “Estamos trabalhando firmes, para que nossa população tenha a segurança que necessita. O governador Antonio Denarium tem realizado uma política de valorização dos policiais, enfim, dos agentes de segurança pública e também da segurança como um todo. Quem ganha com isso é a sociedade. Roraima já está tendo uma segurança pública de qualidade, do jeito que nossa população precisa e merece”, complementou o secretário.

 

COMO FUNCIONAM AS CÂMERAS?

 

As câmeras corporais, em inglês Bodycam, são câmeras individuais para uso no uniforme das polícias, com capacidade de capacitação, gravação e transmissão de áudio, vídeo e localização geográfica. No Brasil, utilizam a tecnologia os estados Santa Catarina, São Paulo, Rondônia e agora Roraima.

 

O equipamento possibilita o monitoramento remoto por uma central, além de armazenar dados em nuvens. As câmeras portáteis são acopladas aos uniformes e gravam automaticamente todas as atividades policiais durante o turno de serviço.

 

Dessa forma, todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público são registradas independentemente da ação do policial. Os dados são transmitidos em tempo real por meio de live streaming ou armazenados na nuvem para acesso remoto das autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário.

 

Ao final do serviço, após classificar todos os vídeos, o policial entrega todo o material, na sala de monitoramento e captação de mídia. Os registros garantem também os direitos individuais dos cidadãos, bem como preservam a atuação dos policiais, garantindo mais transparência e legitimidade às ações da corporação.

As câmeras são disponibilizas em kits (elas são acopladas a uma “dock station” operacional, com capacidade para 8 câmeras cada uma, onde são descarregadas as imagens de cada câmera utilizada pelos policiais).

 

ARMAMENTO DISTRIBUÍDO

 

Durante a solenidade foram entregues equipamentos como munições letais e não letais, pistolas, computadores, materiais bélicos, espingardas táticas calibre .12, para a Polícia Militar de Roraima, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito.

 

A Polícia Militar de Roraima recebeu 128 espingardas calibre 12, adquiridas por meio de convênio, com recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Jhonatan de Jesus e 70  computadores de mesa de alta performance.

 

A Polícia Civil recebeu 228 mil munições, calibres 9mm e 5,56;  Dez máquinas fotográficas Super  Zoom NIKKON Coolpix P1000 e 120 computadores de mesa de alta performance.

 

O Corpo de Bombeiros recebeu 90 computadores de mesa (desktop) e a Secretaria de Segurança Pública recebeu 20 computadores e duas câmeras fotográficas Super Zoom NIKKON Coolpix P1000.

 

O comandante Geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano, destacou as aquisições realizadas pelo Governo do Estado para o fortalecimento das instituições de Segurança Pública. 

 

“Houve uma mudança significativa na segurança como um todo, sem dúvida.  O governador Antonio Denarium reestruturou toda a Polícia Militar e o Polícia na Rua hoje é um sucesso. Com a implantação desse programa, nós recebemos a grata satisfação de ver os índices de criminalidade realmente descendo e isso por conta de todo o investimento que é feito pelo Governo, com o apoio das bancadas estadual, federal e demais parceiros”, pontuou o comandante.