Rádio Roraima

Colégio Estadual Militarizado Teresa Parodi desenvolve ações voltadas à inclusão de estudantes autistas

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Autismo: um mundo diferente e inteligente. Este é o nome do projeto desenvolvido pela SRM (Sala de Recursos Multifuncionais) do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Irmã Maria Teresa Parodi, localizada no bairro Cidade Satélite.

 

A ação tem como objetivo descobrir o hiperfoco (algo que o estudante autista goste) e incluí-lo ainda mais no ambiente escolar, bem como sensibilizar toda a comunidade estudantil sobre a importância da inclusão.

 

No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em alusão à data, o Colégio organizou uma programação especial que inclui um passeio no Bosque dos Papagaios com os estudantes autistas e seus familiares, na próxima terça-feira, 04, a partir das 8h30.

 

“Vamos desenvolver ao longo da semana diversas ações com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre o Autismo. Teremos palestras, distribuição de laços, folders, passeios. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam o Autismo e também melhorar a inclusão em nossa escola”, explicou Áland Emannuella Magalhães, que junto com a professora Adriana Bezerra, atua na Sala de Recursos Multifuncionais do Colégio.

 

 

Sala de Recursos Multifuncionais

 

As SRM (Salas de Recursos Multifuncionais) são espaços com material diferenciado como jogos pedagógicos adaptados, blocos de montagem, material dourado, materiais para desenvolver as atividades da vida diária, entre outros. Os estudantes são atendidos no contraturno escolar com o AEE (Atendimento Educacional Especializado). Na Capital, 54 escolas possuem SRM e no interior, 30.

 

No CEM Irmã Maria Teresa Parodi, a SRM é equipada com uma diversidade de jogos pedagógicos adaptados, dois notebooks, tablet, impressora, data show, tela para projeção, caixa de som e microfone, lousa digital interativa de última geração entre outros mobiliários. Os materiais foram adquiridos com recursos do PDDE Interativo (Programa Dinheiro Direto na Escola), na ordem de R$ 32 mil reais.

 

“O objetivo das Salas de Recursos Multifuncionais é desenvolver as habilidades e potencialidades dos alunos visando com que eles tenham uma melhor qualidade de vida. O planejamento é realizado de forma diferenciada, de acordo com a necessidade de cada estudante”, explicou a professora Emannuella.

 

No CEM Irmã Maria Teresa Parodi a SRM atende atualmente 45 alunos com deficiências, síndromes ou Autismo. Além do projeto voltado ao Autismo, a Sala tem o projeto ‘Arte para Incluir’, que acontece durante todo o ano e tem diversas ações que envolvem todos os funcionários, professores e comunidade escolar.

 

“Também fomos o primeiro Colégio Estadual Militarizado a organizar um método adaptado para a entrega da Alamar [honraria militar de reconhecimento pelo desempenho escolar] para os alunos autistas, com síndromes e deficiências”, enfatizou Emannuela.