50º JER’S | Governo lança ‘Edição de Ouro’ dos Jogos Escolares de Roraima

Nesta segunda-feira, dia 03, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto lançou oficialmente, a 50º edição dos JER’S (Jogos Escolares de Roraima) – Edição Ouro.  O evento contou com a participação de gestores escolares da Capital, Interior e Comunidades Indígenas, além de professores de Educação Física da rede.

“Esta edição promete ser diferenciada por se tratar de uma organização de qualidade apresentada pelo IDR [Instituto de Desporto de Roraima] e do volume de investimentos que o Governo de Roraima está fazendo na recuperação das quadras e ginásios e na aquisição de materiais desportivos. É uma edição que promete”, enfatizou o secretário Adjunto de Educação Básica, Semaias Alexandre.

A equipe do IDR, setor que coordena os Jogos Escolares na Seed, apresentou as novidades para a edição deste ano, entre elas, inscrição on-line, novas modalidades e os Embaixadores dos Jogos. A equipe também exibiu vídeos resgatando desde as primeiras edições até os recentes destaques roraimenses no cenário nacional.

Novidades da Edição Ouro

Neste ano, a inscrição dos JER’s será online e ocorrerá entre os dias 10 e 30 de abril. Os gestores escolares serão cadastrados e terão acesso ao sistema para inserir os dados da escola, dos atletas e das modalidades. A entrega de documentação continua presencial e ocorrerá entre os dias 20 de maio e 18 de junho.

Ainda de acordo com o Calendário, em 2023 serão realizadas quatro fases regionais, além da fase Capital e fase final. A primeira regional será em Caroebe de 22 a 26 de maio, a segunda, em Bonfim de 30 de maio a 03 de junho. Caracaraí sediará a terceira regional de 06 a 10 de junho. A quarta regional ocorrerá em Alto Alegre, de 13 a 17 de junho. A etapa Capital, de 19 a 23 de junho e a grande fase final, de 18 a 28 de julho em Boa Vista.

Embaixadores dos Jogos Escolares

Como forma de reconhecer, valorizar e estimular os jovens atletas, este ano o Idrr instituiu os ‘Embaixadores dos JER’s’. Atletas que despontaram na última edição dos Jogos Escolares foram selecionados como Embaixadores e vão circular nos locais de competição, falar um pouco de sua trajetória esportiva e rotina de treinos.

“É uma forma de valorizar os nossos atletas. Alguns campeões da edição do ano passado irão acompanhar os eventos nos municípios. Além de serem bons atletas também são bons alunos e merecem reconhecimento”, frisou o diretor do IDR, Dinaildo Barreto.

Os embaixadores são: Enzo Carvalho Watson atleta de atletismo do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José de Alcântara, município de Bonfm; Allisya Mourão Andrade atleta de ciclismo da Escola Estadual Diva Alves de Lima de Boa Vista, Yan Manuel Porto Macedo, jogador de xadrez da Escola Estadual Euclides da Cunha e Wanderson Coimbra Ferreira, atleta de Wrestling, da Escola Estadual Lobo D’Almada.

“Eu me sinto muito privilegiado por ser um dos embaixadores dos Jogos Escolares de Roraima, estar representando o meu município e assim pretendo continuar treinando meu esporte para possíveis competições que ainda terão neste ano”, disse o atleta Enzo Watson.

Outra novidade que o 50º JER’s traz é a modalidade de Triathlon para alunos-atletas de 15 a 17 anos. O Triathlon compõe 400m de natação, 10km de cliclismo, 2.500m de corrida.

Investimentos no Desporto Escolar

O Governo de Roraima distribuiu kits de materiais esportivos para todas as escolas da rede estadual de ensino. Há mais de 15 anos estes materiais não chegavam às escolas. Foram mais de 4,9 mil bolas das modalidades de futebol, futsal, handebol, voleibol, e vôlei de praia. O investimento é do Tesouro Estadual na ordem de R$ 170.579,74.

“O incentivo foi muito satisfatório possibilitando que a escola realize uma busca ativa e descubra novos talentos que representarão a nossa escola nos jogos deste ano”, afirmou a gestora da escola estadual cívico-militar Fagundes Varela, Sinesia Rodrtigues.

O Governo de Roraima também está investindo na recuperação de espaços esportivos como ginásios, campos e parques aquáticos, tanto da capital quando do interior, com recursos do Tesouro Estadual no valor de R$19 milhões. “Nossa gestão investe na educação e no desporto escolar como forma de evoluir na qualidade de ensino nas escolas da rede estadual e incentivar o esporte está entre as nossas prioridades”, disso o governador Antonio Denarium.

Em breve serão reinaugurados os ginásios de Mucajaí, Pacaraima, quadra da Vila Moderna, em São Luiz e o parque aquático do bairro Caranã em Boa Vista. Outros espaços já foram reinaugurados como o campo de futebol da comunidade Boqueirão, em Alto Alegre, a Praça Interativa José Renato Haddad, Estádio Canarinho e Estádio Ribeirão em Boa Vista.