Rádio Roraima

ORGULHO DE RORAIMA | Coordenadora do Banco de Leite da Maternidade recebe honraria da Assembleia Legislativa

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A coordenadora do BLH (Banco de Leite Humano) do HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth), Sílvia Furlin, recebeu nesta quinta-feira, 23, a comenda Orgulho de Roraima, da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima).

 

Destinada às pessoas que prestam relevantes serviços para sociedade, a honraria foi entregue na sessão solene “Mulheres que Inspiram”, realizada no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. A ação também faz parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher.

 

“É uma enorme satisfação ser reconhecida por esse trabalho de promoção e incentivo ao aleitamento materno e doação de leite humano para aqueles bebês prematuros internados na UTI neonatal. Então, é um trabalho que é feito de mulheres para mulheres”, afirmou Silvia.

 

A indicação da coordenadora do BLH foi sugerida pela deputada Ângela Águida Portella. A parlamentar entendeu que a fonoaudióloga ajuda a inspirar outras mulheres a se engajarem em campanhas que ressaltam a importância da doação de leite materno.

 

“Há muitos anos que eu acompanho esse trabalho feito com responsabilidade, com determinação, com carinho, fazendo a diferença na vida dos bebês que estão na UTI Neonatal”, frisou.

 

Natural da cidade de Manaus, capital do Amazonas, Sílvia Renata Rossete Furlin tem 38 anos. É especialista em fonoaudiologia neonatal e está há oito anos à frente da coordenação do BLH, unidade considerada vital no atendimento de demandas de recém-nascidos prematuros internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da Maternidade.

 

Atualmente o banco possui 95 doadoras ativas. A unidade conta ainda com equipe multiprofissional que presta assistência às mães que passam por dificuldades para amamentar, oferecendo atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, bioquímicos, técnicos de enfermagem e laboratório.

 

“Eu dedico essa comenda às nossas doadoras, que são mulheres altruístas, que têm empatia e se dedicam a tirar leite todos os dias doam para bebês que elas não conhecem, para mães que elas não conhecem. É muito importante enfatizar que essa menção é das doadoras, elas para mim são orgulho de Roraima”, ressaltou.

 

AJUDANDO OS PEQUENOS

 

Para as mães interessadas em doar, além de estar com boa saúde, é importante que tenha uma produção de leite maior do que as necessidades de seu próprio filho, além de não fazer uso de medicamentos contraindicados para a amamentação.

 

A apresentação de exames pré-natal também é indispensável para facilitar no cadastro.

 

Para ser uma doadora, a interessada não precisa sair de casa. Basta entrar em contato pelo número (95) 981171995 ou por meio deste link.